YouTube vai proibir bloqueador de anúncios de aplicativos de terceiros
O YouTube intensifica sua luta contra os bloqueadores de anúncios e anuncia novas medidas para impedir o uso dessas ferramentas
Muitos usuários do YouTube gostam de assistir vídeos com uma extensão que bloqueia os anúncios, para consumir ao conteúdo sem interrupções, mas a empresa tem, cada vez mais, tomado medidas contra esses bloqueadores. Desta vez, contra aplicativos do tipo em dispositivos móveis. As informações são do The Verge.
Em uma atualização na última segunda-feira (15), o YouTube comunicou que os usuários que acessam vídeos por meio de um aplicativo de bloqueio de anúncios de terceiros podem encontrar problemas no carregamento ou ver uma mensagem de erro que diz: “O conteúdo a seguir não está disponível neste aplicativo”.
No ano passado, o YouTube reuniu um esforço em seu público do mundo inteiro para incentivar os usuários a permitir anúncios enquanto assistem a vídeos, ou atualizar suas para o YouTube Premium, onde não é preciso assistir à publicidade. Parte da medida envolvia desativar vídeos para usuários com uma extensão de bloqueio de anúncios habilitada.
YouTube argumenta que os bloqueadores de anúncios prejudicam criadores de conteúdo
- A posição atual da companhia declara que suas políticas não permitem aplicativos de terceiros que desativam anúncios, porque isso impede que o criador seja recompensado pela visualização.
- A proibição do YouTube aos bloqueadores tem como alvo aplicativos de terceiros que usam a API do YouTube para obter vídeos sem interrupções.
- Um dos bloqueadores, o AdGuard, afirma que não foi afetado pela mudança, pois seu aplicativo não usa a API do YouTube.
“Só permitimos que aplicativos de terceiros usem nossa API quando seguem nossos Termos de Serviço de Serviços de API. Quando encontrarmos um aplicativo que viole esses termos, tomaremos as medidas apropriadas para proteger nossa plataforma, criadores e espectadores”, afirma comunicado do YouTube.
O YouTube continua alegando que, para quem não quer assistir anúncios, a opção é assinar o YouTube Premium. O que podemos concluir é que a empresa não vai recuar na sua luta para inibir o uso dos bloqueadores de anúncio.
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.
Fonte: Portal Olhar Digital - Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Ignacio de Lima