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WhatsApp Business: quais as vantagens para sua empresa

O WhatsApp é um dos aplicativos para conversas virtuais mais acessados pelos brasileiros. De acordo com dados divulgados pela Forbes, em 2020, cerca de 2 bilhões de usuários estavam cadastrados na plataforma no mundo todo, algo que deu ao mensageiro o título de segundo maior app de mídia social a atingir esse feito.

Além de mensagens trocadas de maneira corriqueira e cotidiana por pessoas que querem apenas se comunicar com amigos, colegas de trabalho e familiares, o WhatsApp também possibilita que empresas tenham uma conta comercial na plataforma, desenvolvendo negócios e firmando parcerias.

Nesse sentido, o WhatsApp Business apresenta uma série de vantagens aos empreendedores que podem ser muito úteis em diversos contextos. Ficou curioso sobre esse assunto? Confira mais detalhes sobre a versão corporativa do WhatsApp!

Quais as vantagens de ter o WhatsApp Business?

Ao migrar uma conta pessoal para o modelo empresarial, você poderá adicionar algumas informações muito úteis em seu perfil para facilitar a compreensão dos clientes que desejarem manter contato por meio do mensageiro. Além de utilizar o nome de sua empresa ou negócio, ainda é possível adicionar outras informações importantes e usar funções extras, incluindo:

  • Endereço de atendimento
  • Horário de funcionamento
  • E-mail para contato ou site
  • Mensagens automáticas
  • Etiquetas de contatos
  • Estatísticas
  • Catálogo com imagens dos seus principais produtos ou serviços

Esse catálogo de produtos pode ser criado a partir de imagens de diferentes produtos que compõem o estoque e adicionar seus respectivos preços em cada um deles, trazendo ainda informações adicionais e links para compras diretas. Dessa forma, os clientes que entrarem em contato por meio do WhatsApp já poderão conferir tudo o que sua empresa tem a oferecer, tirar dúvidas e efetivar sua aquisição.

Os catálogos são particularmente interessantes para lojas de diversos segmentos, como roupas e acessórios, doces e salgados por encomenda, lanchonetes, pizzarias, entre outros. Mas quem oferece serviços também poderá utilizá-lo. Basta ser criativo no momento de chamar a atenção dos consumidores!

WhatsApp Business: como configurar mensagens automáticas?

Uma outra vantagem do modo business do aplicativo é poder trabalhar com mensagens automáticas. Assim, os clientes que entrarem em contato, eventualmente, fora do horário comercial pré-estabelecido não ficarão sem alguma resposta até que alguém, de fato, visualize a demanda.

Veja como configurar a função, que pode fazer grande diferença para os negócios:

1 - Acesse "Configurações" — três pontinhos localizados no canto superior direito da tela, no Android, e na engrenagem do canto inferior direito da tela, no iOS;

2 - Procure por "Ferramentas Comerciais" e localize a aba de "Conversas";

3 - Você poderá escrever uma mensagem de saudação — para quando alguém entrar em contato com sua empresa pela primeira vez — e ainda uma mensagem de ausência — para quando alguém enviar uma mensagem fora do horário comercial. Toque sobre cada uma delas para editar a mensagem;

Lembre-se de ser bastante simpático e muito objetivo nas informações que deseja passar. Quando você já tiver feito a revisão do texto, toque em "Salvar". Assim, suas mensagens já estarão prontas para serem visualizadas pelos clientes nesses dois contextos diferentes.

Outros benefícios do WhatsApp Business

Os empreendedores que buscam se comunicar por meio do WhatsApp Business poderiam já estar satisfeitos com as vantagens que já apresentamos até aqui. No entanto, há muito mais a ser explorado dentro do mensageiro, pois os desenvolvedores continuam trabalhando intensamente para deixar tudo ainda mais confortável a todos.

Além da possibilidade de utilizar o WhatsApp Web diretamente do navegador do seu computador e criar Broadcast Lists ou Listas de Transmissão para compartilhamento de conteúdo, o aplicativo também oferece visualização de estatísticas e etiquetas para organização dos contatos. Mas vamos por partes!

As Listas de Transmissão servem para enviar novidades ao seu grupo de contatos de um jeito mais simples, sem a necessidade de encaminhar as mensagens. No entanto, é preciso que os clientes já tenham salvo o contato comercial em suas respectivas agendas, pois se não, não irão receber os conteúdos.

Já as etiquetas podem ser muito úteis quando estivermos lidando com diferentes tipos de clientes. Os empreendedores poderão organizar seus contatos em ordem de prioridade, seja para alguma encomenda ou venda em andamento, por exemplo, categorizando-os com urgência e visualizando as mensagens em tempo real para respondê-las mais rapidamente.

Enquanto isso, as estatísticas mostrarão, por meio de relatórios da plataforma, o desempenho da ferramenta Business no seu negócio. Assim, será possível identificar quantos contatos estão salvos, quantos deles estão participando da Lista de Transmissão, quantas conversas já foram respondidas, quanto tempo levou para que alguém fosse efetivamente respondido, entre outras questões que são prontamente atendidas para melhorar o marketing da empresa e suas estratégias de comunicação.

Um outro benefício do WhatsApp Business é se integrar com sites e redes sociais por meio de um botão de redirecionamento, algo essencial em anúncios, pois os clientes poderão entrar em contato facilmente com a companhia para tirar dúvidas e conversar sobre a compra de algum produto ou serviço.

Fonte: Portal TecMundo - Matheus Rocha da Silva

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