Notícias

Valentine’s Day: Meta faz alerta sobre golpes românticos

A big tech anunciou algumas medidas e compartilhou dicas para os usuários do Instagram, do Facebook e do WhatsApp.

Encontrar um par perfeito nunca foi missão das mais fáceis. Com a internet, as redes sociais e os aplicativos, as coisas pareciam que iam melhorar, mas a história não é bem assim… É claro que existem diversos relatos de casos bem-sucedidos. Com o tempo, porém, as experiências foram dando lugar ao receio e ao medo.

Os chamados golpes românticos se tornaram comuns. Tão comuns a ponto de a Meta divulgar um guia sobre como evitar essas fraudes. A big tech aproveitou a proximidade do Valentine’s Day para lançar o conteúdo.

A ideia é evitar que os usuários do Instagram, do Facebook e do WhatsApp caiam em ciladas. E isso vale para todas as idades. Diferentemente dos golpes bancários, que atingem mais os idosos, os golpes românticos acontecem com todas as faixas etárias.

De acordo com a Meta, os golpistas tendem a se passar por “indivíduos atraentes, solteiros e bem-sucedidos”. Inicialmente, as mensagens são enviadas a um grande grupo de pessoas na esperança de obter uma resposta.

Com o sinal verde de alguns, o golpista então começa a construir uma relação de confiança ao longo do tempo. O próximo passo é pedir dinheiro ao alvo, alegando dificuldades financeiras ou oferecendo oportunidades de investimento.

O caso da senhora e do Elon Musk

  • O caso recente mais famoso de golpe romântico foi o de uma idosa de 69 anos que perdeu R$ 150 mil para um falso Elon Musk.
  • Ela achou que estava namorando o bilionário à distância, após conhecê-lo pelas redes sociais.
  • O criminoso manteve a mentira por meses antes de pedir o dinheiro.
  • É claro que esse caso de Musk é caricato – e você dificilmente acreditaria em algo assim.
  • O problema do golpe romântico é que ele é muito mais bem elaborado do que isso.
  • O golpista tende a usar fotos de pessoas reais – ou utiliza ferramentas de IA para criar personagens factíveis.
  • Eles costumam ter uma espécie de treinamento e usam até mesmo conceitos de Psicologia, gerando conversas interessantes.
  • A principal dica da Meta é para você ficar atento e não responder mensagens desconhecidas.
  • Caso já tenha dado início à conversa, o ideal é que pesquisa sobre a outra pessoa.
  • Você pode verificar quando o perfil foi criado ou usar uma pesquisa reversa de imagens em suas fotos.

Ferramentas antifraude

A Meta também disse que está fazendo sua parte. A companhia trabalhou recentemente com a empresa de pesquisa Graphika para derrubar golpes românticos em três categorias comuns: aqueles que se passam por oficiais militares, imitadores de celebridades e golpistas que se passam por agências falsas de relacionamento.

Além de tentar derrubar essas redes de golpes, a Meta informou que está testando outras ferramentas para combater criminosos, incluindo uma tecnologia de reconhecimento facial que compara fotos de perfil de usuários suspeitos com a imagem de uma figura pública.

A big tech faz ainda varreduras irregulares contra perfis suspeitos, denunciados por terceiros e maliciosos. Ou seja, se você se deparar com algo assim, faça sua parte e denuncie.

Ah, e sobre o Valentine’s Day, ele é comemorado nesta sexta-feira, dia 14 de fevereiro. Um bom dia para agradar seu par – e sem se esquecer do nosso tradicional Dia dos Namorados, que ocorre sempre em junho.

As informações são da ABC.

Roberto (Bob) Furuya
é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Fonte: Portal Olhar Digital - Bob Furuya, editado por Bruno Capozzi 

author Advice