Unesco lança novos materiais sobre educação ambiental para escolas e professores
Não é hora de ignorar as mudanças climáticas. Na sala de aula, a temática deve aparecer de maneira cada vez mais estruturada e consciente, com projetos e propostas claras e objetivas sobre o assunto, que já faz parte do cotidiano dos estudantes, de professores e demais atores da comunidade escolar.
Uma análise de 100 estruturas curriculares feita pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 2021, mostrou que 47% delas não mencionam a questão climática e 70% dos jovens que integraram a pesquisa revelaram preocupação com a maneira como o tema é ensinado.
O assunto, cada vez mais urgente, tornou-se uma prioridade para a instituição, que lidera o Greening Education Partnership (Parceria para uma Educação mais Ecológica, em tradução livre), estimulando países membros a se dedicarem ao tema da crise climática investindo na educação.
“Tornar escolas e currículos mais verdes é uma das melhores alavancas para lidar com a disrupção climática a longo prazo. É hora de popularizar a educação ambiental em todas as disciplinas escolares, em todos os níveis de educação, com uma abordagem orientada para a ação que ajude os jovens a entender seu poder de fazer a diferença”, destacou a diretora geral da Unesco, Audrey Azoulay, em comunicado.
O último relatório da organização mostrou que a educação para o desenvolvimento sustentável também deve se concentrar em experiências de primeira mão que são mais propensas a levar à mudança.
Materiais de suporte escolar
A organização lançou recentemente dois materiais de apoio para promover a criação de currículos e escolas mais verdes.
O primeiro deles é o Greening curriculum guidance: teaching and learning for climate action (Orientação curricular mais ecológica: ensino e aprendizagem para a ação climática, em tradução livre).
Disponível em inglês no site da instituição, o guia traz um panorama sobre a educação climática e como os países devem integrar o assunto em todos os currículos, independentemente da idade dos estudantes (Quer eles tenham 5 ou mais de 18 anos).
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Com foco em uma aprendizagem ativa, o material traz atividades práticas, estratégias, conceitos gerais importantes e como fazer uma boa implementação de um currículo verde.
O outro documento, intitulado Green school quality standard: greening every learning environment (Referencial de Qualidade Escolar Verde: Tornando Todos os Ambientes de Aprendizagem mais Ecológicos, em tradução livre), foi construído com o apoio de outras agências da ONU (Organização das Nações Unidas) e aponta quais são os requisitos mínimos para a criação de uma “escola sustentável”.
“As Escolas Verdes podem estar no coração da transformação social ao incutir uma cultura de sustentabilidade. Ao integrar mudanças climáticas e EDS (Educação para o Desenvolvimento Sustentável) no currículo, as Escolas Verdes capacitam os alunos a se tornarem cidadãos ativos, comprometidos com a promoção de estilos de vida sustentáveis e ações climáticas”, aponta o documento.
O guia também apresenta quatro dimensões que devem nortear o padrão de qualidade de uma escola desse tipo. São elas: governança, estrutura, ensino e aprendizagem e engajamento comunitário.
Um ambiente de aprendizagem preparado deve…
GOVERNANÇA ESCOLAR
…confiar ao Comitê de sustentabilidade o desenvolvimento de uma visão e política da escola e cobrir 1/3 das atividades sugeridas sobre:
- Cultivar práticas sustentáveis;
- Garantir práticas de governança sustentável no dia a dia;
- Resiliência e práticas de preparação para o clima;
- Estabelecer uma comunidade verde.
ENSINO E APRENDIZAGEM
…desenvolver planos de aula sobre EDS e educação sobre mudanças climáticas e cobrir 1/3 das atividades sugeridas sobre:
- Integrar EDS com ênfase na mudança climática no ensino e na aprendizagem;
- Promover laços significativos entre alunos e escola;
Projetos práticos de aprendizagem;
Liderança e capacitação.
ESTRUTURA
…criar uma equipe de monitoramento e cobrir 1/3 das atividades sugeridas sobre:
- Ações de mitigação das mudanças climáticas;
- Desenvolvimento de um programa de treinamento e conscientização;
- Garantir a resiliência climática e a gestão de desastres;
- Práticas de compras éticas e gestão de instalações.
ENGAJAMENTO COMUNITÁRIO
…organizar campanhas de conscientização para a escola e a comunidade circundante e cobrir 1/3 das atividades sugeridas sobre:
- Mobilizar os alunos em ações de mudança climática;
- Contribuição dos alunos para a ciência comunitária;
- Suporte da comunidade local para respostas à mudança climática;
- Conscientização comunitária geral sobre as mudanças climáticas.
Fonte: Portal Porvir - Redação