Notícias

TikTok vai fiscalizar e punir conteúdos impróprios

Temas considerados inadequados para a rede social serão barrados de aparecer como recomendação na aba "Para você"


Os conteúdos que aparecem na página “Para você” do TikTok serão melhor fiscalizados pela plataforma. A empresa da rede social confirmou que vai começar a aumentar as penalidades para criadores que postam conteúdo potencialmente “problemático” e endurecer regras sobre o que pode ser recomendado no aplicativo. As informações são do Engadget.

Tais mudanças devem ser colocadas em prática em uma época que o TikTok corre risco de não ser mais permitido nos Estados Unidos; a plataforma busca convencer legisladores e reguladores de que seu aplicativo é seguro para adolescentes.

Com base nas diretrizes da comunidade atualizadas, que entrarão em vigor em maio, o TikTok adicionou uma longa lista de conteúdo que não é elegível para recomendação no cobiçado feed “Para você” do aplicativo.

Nesta lista de proibição estão algumas categorias óbvias, como conteúdo sexualmente sugestivo ou violento, mas ainda há também alguns tópicos que já foram fonte de controvérsia para o aplicativo.

Integrando o leque de temas que serão barrados, há vídeos que mostram atividades e desafios perigosos, bem como diversos tipos de conteúdo sobre perda de peso ou dieta. Há ainda a proibição de clipes com usuários menores de 16 anos aparecendo na aba “Para Você”.

Outra questão que será bastante fiscalizada é a propagação de conteúdo falso no aplicativo, com uma longa seção dedicada a uma ampla gama de desinformação e conteúdo conspiratório.

Diretrizes do TikTok contra a desinformação:

  • Teorias da conspiração infundadas, que afirmam que certos eventos ou situações são realizados por grupos secretos ou poderosos, como “o governo” ou uma “sociedade secreta”.
  • Desinformação sobre saúde com danos moderados, como uma recomendação não comprovada sobre como tratar uma doença leve.
  • Mídia manipulada, como mostrar uma multidão em um show musical e sugerir que se trata de um protesto político.
  • Deturpar fontes confiáveis, como fazer referência seletiva a determinados dados científicos para apoiar uma conclusão contrária às conclusões do estudo.
  • Reivindicações não verificadas relacionadas a uma emergência ou evento em andamento.
  • Possível desinformação de alto dano enquanto está passando por uma revisão de verificação de fatos.

Criadores de conteúdo do TikTok que desconsiderem repetidamente as diretrizes, serão penalizados. A conta de quem infringir as orientações deixa de ser elegível na aba “Para você”, e também ficará mais difícil de encontrar na pesquisa.

O aplicativo também vai passar a ter um novo recurso de “status da conta”, que ajudará os usuários a rastrear se estão infringindo essas regras. O recurso alertará os criadores sobre postagens que violam as regras do aplicativo.

Haverá ainda o recurso de “verificação de conta”, permitindo que os usuários rastreiem se estão sendo bloqueados nas recomendações ou se não conseguem acessar recursos como mensagens ou comentários como resultado de violação das regras do aplicativo.

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Fonte: Portal Olhar Digital - Leandro Costa Criscuolo 

author Advice