Notícias

Saiba por que comprar seguidores no Instagram não é uma boa estratégia

Prática vai contra as normas da plataforma, não gera engajamento e ainda pode fazer o usuário perder a sua conta; entenda

Atualmente, ter uma grande parcela de seguidores no Instagram pode abrir portas para muita gente. No entanto, conquistar um público de forma orgânica é difícil e nem todos têm a paciência e esforço necessários para isso, levando as pessoas a pensarem que comprar seguidores é uma alternativa mais eficiente. Pensando nisso, separamos algumas informações para explicá-lo por que comprar seguidores no Instagram não é uma boa estratégia.

Comprar seguidores no Instagram não gera engajamento

Quando um usuário realiza um pagamento para obter seguidores, de fato, eles aparecem em seu perfil no Instagram, mas a sua permanência não vai influenciar positivamente os seus índices de engajamento.

Para conseguir publicidades, os influenciadores digitais não apenas precisam demonstrar números de seguidores, mas provar que os números de curtida, compartilhamento e visualização são coerentes também. Em outras palavras, se o seu perfil era uma cidade fantasma (sem likes e visualizações), isso não vai mudar só porque comprou seguidores.

Isso acontece porque os seguidores comprados não são pessoas reais, mas robôs (bots) ou perfis fakes que foram hackeados anteriormente e seus respectivos donos não os utilizam mais. Portanto, embora o número de seguidores tenha aumentado, isso não vai influenciar em mais nada no seu perfil. Além disso, qualquer pessoa poderá verificar que seus seguidores são comprados: basta comparar o número com a quantidade de curtidas e comentários que suas postagens detêm.

Você pode perder sua conta

Ao criar um perfil em uma rede social, antes você deve concordar com os termos de uso da plataforma. No Instagram, há diversas regras e uma delas estabelece que é proibido a compra de seguidores. Então, uma vez que os algoritmos verificarem que você fez isso, você pode perder a sua conta ou ser impedido de seguir pessoas, curtir postagens e usar o perfil normalmente.

Os seguidores comprados não são permanentes

Apesar da maioria dos perfis serem robôs, eles ainda vão te dar unfollow. Claro, isso não vai ocorrer de forma “consciente”, mas sim porque o Instagram remove diversas contas fakes todos os dias; e os seus seguidores comprados estão entre elas.

Assim, embora você tenha pago determinada quantia por um número específico de seguidores, essas contas que o seguem deixarão de existir até que, efetivamente, você não tenha mais nenhum seguidor comprado.

Sua conta pode ser invadida

Há diferentes formas de se conseguir seguidores de forma incorreta, e algumas dessas envolvem logar em sua conta do Instagram por meio de um site terceiro. Desta forma, você concede uma permissão de acesso ao seu perfil em troca de seguidores.

Isso permite, por exemplo, movimentações desconhecidas na sua conta, como curtidas, postagens e qualquer outra ação feita por alguém que não foi você. No pior dos casos, podem trocar seus dados de acesso e você não conseguiria mais fazer login.

Pode comprometer a moderação da conta

A moderação de uma rede social consiste, por exemplo, na verificação de todo o conteúdo: o que é postado, quando é postado, como é postado, quem são as pessoas que interagem com essas postagens e como elas fazem isso.

Há bots que são programados para interagir com seu perfil do Instagram, seja por curtidas ou comentários. E no caso deste último, ocorre com frequência o aparecimento de comentários desconexos e repetidos em uma mesma postagem, ou em postagens diferentes.

Para quem tem um moderador, esse tipo de inconsistência seria um pesadelo, já que seria necessário apagar com regularidade o excesso de spam a que o perfil estaria sujeito. Além disso, excesso de spam também pode colocar seu perfil no alerta vermelho dos algoritmos da plataforma.

Wagner Edwards é jornalista freelancer e soma experiências nas áreas de tecnologia, saúde, beleza, e cultura pop. Atualmente, colabora na editoria de Dicas e Tutoriais no site Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.

Fonte: Portal Olhar Digital - Wagner Edwards, editado por Bruno Ignacio de Lima

author Advice