Pequenas práticas diárias para melhorar a saúde mental
Comportamentos psicológicos positivos promovem uma boa higiene da saúde mental, reduzindo o estresse e melhorando o bem-estar geral
O termo higiene geralmente evoca imagens como lavar as mãos, tomar banho e talvez uma pessoa escovando os dentes. Embora essas práticas ajudem na limpeza e impeçam a propagação de doenças, outro componente da boa higiene consiste no cuidado diário da saúde mental. A Organização Mundial da Saúde define higiene como “uma série de práticas realizadas para preservar a saúde”. Assim como nossos corpos se beneficiam da manutenção diária, nossas mentes também.
Defensor da saúde mental, Clifford Beers (1876–1943) foi um dos primeiros a sugerir como dedicar tempo diário a comportamentos positivos pode melhorar o bem-estar mental, evitando o esgotamento e a fadiga. Clifford co-fundou o National Committee for Mental Hygiene (Comitê Nacional de Higiene Mental), nos Estados Unidos, cuja pesquisa impacta as práticas de higiene em saúde mental desde sua fundação, em 1909.
A higiene da saúde mental se concentra no uso de práticas e ferramentas simples para melhorar a qualidade de vida de uma pessoa por meio de comportamentos psicológicos positivos diários. Ter uma mente feliz e focada nos ajuda a ser mais criativos e produtivos, e estudos mostram que gastar apenas 10 minutos por dia utilizando tais comportamentos positivos pode melhorar o bem-estar e a saúde mental de uma maneira geral.
Essas práticas não dissiparão problemas externos ou estressores, mas, a longo prazo, ajudarão a melhorar a resiliência e o bem-estar geral de uma pessoa. Pesquisas mostram que praticar a atenção plena e expressar gratidão por alguns minutos todos os dias afeta significativamente a qualidade de vida de uma pessoa.
3 maneiras rápidas para praticar a atenção plena diariamente
Mindfulness (ou atenção plena, em português) é prestar atenção ao momento presente sem julgamentos. Alguns minutos de prática de mindfulness podem ajudá-lo a focar em um determinado momento e ganhar autocontrole sobre as reações e os padrões de pensamento diários. Praticar a atenção plena pode trazer inúmeros benefícios, desde a diminuição do estresse até o aumento dos níveis de concentração e felicidade.
1. Reserve um tempo para observar uma tarefa específica que você faz diariamente. Por exemplo: ao tomar café da manhã, você pode se concentrar em cada mordida, observando a textura e o sabor do que está comendo. Você pode se concentrar nos cheiros e nos movimentos em sua boca – não julgando a comida ou os movimentos, apenas os observando pensativamente.
2. Considere baixar um aplicativo de mindfulness. Se iniciar a atenção plena por conta própria parece muito cansativo, um aplicativo com um programa de treinamento autoguiado pode ajudar.
3. Experimente os vídeos do YouTube. O canal oferece inúmeras meditações e práticas de mindfulness que podem ser acessadas fazendo uma simples busca por “mindfulness”. Por exemplo, as postagens do Daily Calm (em inglês) orientam atividades de atenção plena toda semana. Com vários vídeos, é bastante fácil encontrar uma forma de atenção plena que funcione para você.
Fonte: Portal Porvir - Cathleen Beachboard, do Edutopia