Microsoft Edge volta a permitir a abertura de livros digitais; entenda como
A Microsoft devolverá a capacidade do navegador Edge ler livros digitais. A novidade aparece em uma atualização para a versão beta do browser, que voltou a ter suporte para abrir documentos e ebooks no formato EPUB, mas existem limitações para o retorno ao aplicativo.
O que você precisa saber:
- O Microsoft Edge voltou a ter suporte para abrir arquivos EPUB, que são livros digitais em um formato aberto para todos
- Este suporte já existiu no passado, mas foi removido quando a Microsoft parou de vender livros digitais
- Ele voltou em uma versão muito inicial de testes do Edge e exige até uma linha de comando para abrir o arquivo .epub
- Por enquanto o Edge apenas abre o livro e exibe os marcadores e índice, mas já é o suficiente para ler um ebook sem precisar de outro software para isso
Convenhamos que o Microsoft Edge vem fazendo a gigante do software voltar a ser uma empresa relevante quando o usuário pensa em navegador, para além de usar o programa para baixar o Chrome. Tudo começou desde que ele foi redesenhado com a base do concorrente do Google e agora uma novidade pode facilitar a vida de muita gente.
É o suporte aos arquivos EPUB, formato de livro digital livre e aberto, criado em 2007 e baseado na linguagem XML. Ele já existiu no Edge, mas deixou de estar presente e agora, na versão de testes Canary 117.0.1989.0, ebooks podem ser lidos sem a necessidade de programa terceiro.
Edge abre livros, mas sem muita vontade
Neste momento o suporte é limitado e permite apenas a abertura do livro, acesso aos marcadores internos e também ao índice. Parece o suficiente para ler um ebook, mas no passado o browser Edge já ofereceu ainda mais recursos para o mesmo tipo de EPUB.
Se você precisa ler um livro no formato EPUB agora e está disposto a fazer isso somente no Edge, não em outro navegador ou software de terceiros, precisa baixar a versão Canary mais recente, clicar com o botão direito do mouse no ícone dele e entrar em Propriedades. Lá você precisa alterar o caminho do atalho ao adicionar “–enable-features=msEdgeEpubReaderEnabled”.
Dá trabalho, mas como este é um recurso ainda em fase inicial de testes, muito provavelmente ele estará mais amigável no decorrer das próximas versões Canary e beta do Microsoft Edge.
Com informações: Neowin.Reportagem de André Fogaça