Instagram se prepara para encerrar serviço de compras ao vivo em março
Meta recua no segmento, enquanto outras redes sociais fazem o contrário
O Instagram não permitirá mais que os criadores marquem produtos em transmissões ao vivo a partir de março, anunciou a empresa na terça-feira (14).
“A partir de 16 de março de 2023, você não poderá mais marcar produtos em transmissões ao vivo no Instagram”, escreveu a empresa em uma página de suporte. “Essa mudança nos ajudará a focar em produtos e recursos que agregam mais valor aos nossos usuários.”
A mudança marca o próximo grande passo da Meta para longe das compras ao vivo. A empresa está eliminando a guia de compras do feed inicial do Instagram em fevereiro e encerrou as compras ao vivo no Facebook em outubro.
No entanto, as lojas no Instagram não estão desaparecendo totalmente. “Você ainda poderá configurar e administrar sua loja no Instagram enquanto continuamos a investir em experiências de compra para pessoas e empresas em feeds, histórias, Reels, anúncios e muito mais”, diz o Instagram. E outros recursos de transmissão ao vivo não são afetados.
Muitas empresas de tecnologia investiram pesadamente em recursos de compras ao vivo semelhantes após a enorme popularidade das compras ao vivo na China. Mas enquanto a Meta está recuando, outras plataformas sociais ainda estão trabalhando em ferramentas de compras.
O TikTok começou a testar seu recurso de compras no aplicativo nos EUA em novembro, por exemplo, e também está trabalhando em compras ao vivo nos EUA. O YouTube permite que os criadores vendam produtos diretamente na plataforma graças a uma parceria com a Shopify. E a plataforma de compras ao vivo da Amazon tem vários streams que você pode assistir agora.
Fonte: Portal Olhar Digital - Rodrigo Mozelli