Instagram: agora é possível adicionar mais links à bio
Instagram costumava limitar número de links para manter os usuários na rede; recurso pode ser uma vantagem em relação ao TikTok
O Instagram anunciou nesta terça-feira (18) que agora será possível adicionar mais de um link à biografia do perfil. Antes, cada usuário estava limitado a vincular apenas um endereço a sua conta e tinha de usar outras ferramentas de “link na biografia”, como o Linktree e o Beacons.
Mais links na bio
- Com o novo recurso, será possível adicionar até cinco links à biografia do Instagram.
- A novidade foi anunciada por Mark Zuckerberg em seu canal de transmissão, que permite aos criadores enviar mensagens uns aos outros em uma comunidade.
- A empresa afirmou que a mudança é um dos principais pedidos entre os criadores de conteúdo da rede social.
- Isso também mostra o fracasso do Instagram em se adaptar às demandas dos usuários: o Linktree e outros mecanismos agregadores de links surgiram a partir das limitações da mídia social.
- A decisão prévia do Instagram em não permitir mais de um endereço era porque a empresa acreditava que os links direcionariam os usuários para fora da plataforma, ao invés de passar tempo e dar engajamento na rede.
Instagram não era o único
Atualmente, o TikTok também limita os links clicáveis na biografia dos usuários. Apenas quem tem conta comercial pode ser redirecionado para fora do aplicativo, dificultando para os criadores encaminharem seguidores para outros locais da web.
A decisão do Instagram vem justamente em um momento em que a rede social compete com o TikTok, e o novo recurso pode se tornar uma vantagem competitiva. Usuários da rival já reclamam sobre as limitações rígidas e a plataforma da Meta pode representar uma saída, atraindo os criadores de lá.
Como o recurso funciona
- O Instagram afirmou que a capacidade de adicionar vários links à bio estará disponível para todas as contas, incluindo as comerciais e de criadores.
- Para adicionar links, basta acessar a opção “Editar”, “Links” e, por último, “Adicionar links externos”.
- Não há impedimentos em vincular links de plataformas concorrentes ao Instagram, como o TikTok ou YouTube.
- Caso um link do Facebook seja vinculado no recurso, um ícone arredondado aparece no perfil, com o texto “Perfil do Facebook”; essa personalização está limitada à rede irmã do Instagram.
- Apesar das ressalvas anteriores da plataforma, ao clicar nos links, os usuários não são redirecionados a uma janela separada, mas abrem diretamente dentro do aplicativo.
- Para acessar os sites por outros navegadores, deve-se escolher essa opção manualmente.
Fonte: Portal Olhar Digital - Vitoria Lopes Gomez, editado por Ana Luiza Figueiredo| Com informações de Tech Crunch