Notícias

IA que ajuda a escrever chega ao Gmail na versão web

Nova funcionalidade permite criar e ajustar e-mails com a Gemini AI, oferecendo sugestões para aprimorar a comunicação

O Google está expandindo a ferramenta do Gmail conhecida como “Ajude-me a escrever” para a versão do e-mail na web, permitindo que os usuários criem ou ajustem e-mails usando a IA do Gemini. A empresa anunciou no mês passado a atualização que aprimora as respostas por correio eletrônico.

Assim como no celular, os usuários verão um prompt para usar o recurso ao abrir um rascunho em branco no Gmail. O recurso “Ajude-me a escrever” do Google está disponível apenas para usuários que assinam o Google One AI Premium ou têm o complemento Gemini para o Workspace.

Além de gerar um rascunho de e-mail, o “Ajude-me a escrever” também pode fornecer sugestões sobre como formalizar, elaborar ou encurtar uma mensagem.

Opção de deixar seu texto rebuscado ganha atalho

• O Google também está adicionando um atalho para a opção “polir” disponível em seu conjunto de ferramentas do recurso “Ajude-me a escrever”, que aparecerá em rascunhos com mais de 12 palavras.

• Para o Gmail na web, os usuários podem clicar no atalho ou digitar Ctrl + H para refinar rapidamente um e-mail.

• No celular, a opção substituirá o atalho existente “Refinar meu rascunho”.

Em vez de deslizar para ver opções para polir, formalizar, elaborar ou encurtar um e-mail, o aplicativo refinará automaticamente a mensagem quando o atalho “polir” for deslizado.

Os usuários podem então ajustar a mensagem ainda mais com outras ferramentas de edição de IA do Google. Começando nesta semana, o Google gradualmente lançará “Ajude-me a escrever” na web, além do novo atalho da função “polir”.

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Fonte: Portal Olhar Digital - Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 

author Advice