Notícias

Google Podcast desativado? Entenda o que acontece com a plataforma

Se você é usuário do Google Podcasts, já deve estar sabendo que o aplicativo está sendo desativado em todo o mundo. Saiba mais!

Em setembro de 2023, o Google enviou um comunicado aos usuários com a informação de que o Google Podcasts e o Gerenciador de Podcasts serão desativados. Com isso, a ideia da empresa é que os usuários passem a utilizar o YouTube Music e seus conteúdos.

Ao longo dos anos, o app do Google Podcasts teve mais de 500 milhões de downloads globais. A empresa está incentivando a mudança dos usuários, prometendo investimentos em recursos de áudio e capacidade de alternância entre áudio e vídeo.

Desde abril do ano passado, a empresa já estava dando indícios de que faria a transição entre os aplicativos, principalmente depois do anúncio de que seria possível ouvir podcasts no YouTube Music, sem precisar pagar por uma assinatura.

Saiba mais sobre a desativação do Google Podcasts abaixo.

O Google Podcasts foi desativado? Entenda

Nos Estados Unidos, a reprodução no Google Podcasts foi desativada desde o dia 3 de abril desse ano. Nas outras regiões pelo mundo, o processo acontecerá em 24 de junho. Já o Gerenciador de Podcasts, que permite que os usuários acessem análises detalhadas sobre os podcasts, vai deixar de funcionar em 30 de julho.

Até esse dia, os usuários do Google Podcasts podem acessar suas análises e exportar informações, o que agrada os clientes fiéis do aplicativo, já que é possível transferir o conteúdo de um app para outro. Com a desativação do Google Podcasts, seu conteúdo vai passar a ser administrado pelo YouTube Music.

Para exportar arquivos do Google Podcasts, é fácil: basta acessar Exportar assinaturas > Exportar para YouTube Music. Já para importar informações diretamente no app do YouTube Music, acesse Transferir > Continuar > Ir para Biblioteca.

O processo de transferência pode levar alguns minutos, mas é provável que nem todos os podcasts estejam disponíveis no YouTube Music. Sendo assim, é necessário usar o link do feed RSS do programa, para se inscrever novamente nos programas.

O Google também simplificou o processo de envio de feeds RSS para o YouTube diretamente pelo painel do Gerenciamento de Podcasts. Os usuários devem encontrar o banner no lado superior do painel e selecionar “Enviar ao YouTube”, para fazer o procedimento.

Além disso, a empresa anunciou que vai ser possível ouvir podcasts no YouTube Music sem uma assinatura paga, permitindo que os usuários ouçam podcasts de forma offline e em segundo plano. Até o final do ano, a promessa é que o acesso a esse catálogo esteja disponível de forma global.

O Google ainda justificou a desativação do Google Podcasts dizendo que a mudança está de acordo com o que os ouvintes e podcasters já estão fazendo, ou seja, migrando para o YouTube Music. Os dados citados pela empresa mostram que 23% dos usuários semanais de podcasts nos EUA dizem que o YouTube é o serviço mais usado, contra 4% do Google Podcasts.

Camila Oliveira é jornalista desde 2012. Curiosa e inquieta, já passou por diversas editorias e também trabalhou em outras áreas. Hoje é colaboradora do Olhar Digital e escreve sobre o que mais gosta.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.

Fonte: Portal Olhar Digital - Camila Oliveira, editado por Bruno Ignacio de Lima

author Advice