Notícias

Google Maps atualiza privacidade e controle de localização

As mudanças permitem aos usuários gerenciar suas configurações e histórico de localização diretamente no aplicativo

O Google Maps atualizou seu aplicativo com novas opções de controle de privacidade para os usuários. As mudanças permitem que os usuários vejam e controlem as configurações de localização do dispositivo e do histórico de localização diretamente no aplicativo.

Para isso, os usuários podem tocar no ponto azul – que mostra sua localização atual – para salvar seu local de estacionamento ou compartilhar sua localização.

Com a nova atualização, ao tocar no ponto azul, o usuário pode adicionar opções para ver e controlar as configurações de localização do dispositivo e do histórico de localização.

Histórico de localização

O histórico de localização fica desativado por padrão quando os usuários usam o Google Maps. Se eles optaram por ativá-lo, o aplicativo salva a atividade na nuvem e mostra no recurso Linha do tempo.

Com a nova atualização, o aplicativo armazenará os dados do histórico de localização localmente, em vez de na nuvem por padrão. Os usuários ainda poderão fazer backup manual de suas informações na nuvem, se quiserem.

Além disso, o Google também reduzirá o tempo padrão antes de excluir automaticamente o histórico de localização dos usuários para três meses, em vez dos 18 meses anteriores.

Exclusão de dados

Outra atualização importante será a capacidade de excluir todos os dados relacionados a um local específico diretamente no Maps.

Para isso, os usuários podem remover um local da sua linha do tempo facilmente tocando na opção “remover” na visão geral do local.

Porém, se os usuários usaram o Maps para visualizar esse local ou obter rotas até ele, esses dados ainda existirão na sua atividade na web e de aplicativos do Google, caso eles estiverem ativados para a conta.

Sendo assim, para facilitar, o Google adicionará uma maneira simples de excluir todas as informações relacionadas de uma só vez.

A postagem no blog da empresa diz que o recurso é útil se os usuários estiverem planejando uma “festa surpresa de aniversário”, no entanto, o The Verge aponta como a ferramenta pode auxiliar vítimas de violência doméstica que possam querer apagar rapidamente todas as suas atividades relacionadas com um determinado local.

O Google diz que esse recurso chegará “nas próximas semanas” no Android e iOS, gradualmente.

Até então, os usuários sempre podem verificar suas configurações e histórico de atividades na web na aba Minha atividade do Google.

Estella Abreu é estudante de jornalismo no Centro Universitário Braz Cubas e redatora no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.

Fonte: Portal Olhar Digital - Estella Abreu, editado por Bruno Ignacio de Lima 

author Advice