Notícias

Google Drive: o que é e para que serve?

Se você não conhece o Google Drive, vale a pena experimentar o serviço para armazenar, compartilhar e acessar seus arquivos de qualquer lugar

Embora o Google Drive seja amplamente utilizado, muitas pessoas ainda não estão totalmente familiarizadas com suas funcionalidades ou nem sabem que ele existe. A plataforma oferece grandes vantagens, mas alguns usuários podem preferir alternativas ou desconhecer o uso eficiente de ferramentas em nuvem.

O Google Drive foi lançado pelo Google em 2012 como uma plataforma de armazenamento em nuvem. Esse conceito de armazenamento em nuvem foi inicialmente recebido com cautela, mas com o tempo, as pessoas passaram a valorizar suas vantagens, como o acesso remoto a arquivos, economia de espaço físico e backup seguro.

No começo, havia preocupações sobre segurança e privacidade, mas à medida que as plataformas evoluíram e demonstraram segurança robusta, mais usuários começaram a adotá-las, especialmente com o crescimento de serviços como Google Drive, Dropbox e OneDrive. A facilidade de compartilhar e colaborar em documentos em tempo real também ajudou a popularizar o conceito.

Se você ainda se sente inseguro em usar o Google Drive ou até mesmo não conhece mais sobre a plataforma, agora chegou a hora de entender melhor e aproveitar suas funcionalidades.

O que é Google Drive?

Google Drive é um serviço de armazenamento em nuvem oferecido pelo Google. Ele permite que você armazene, compartilhe e acesse arquivos, como documentos, fotos e vídeos, de qualquer dispositivo com internet. Através do Google Drive, você pode colaborar em tempo real em arquivos do Google Docs, Sheets e Slides.

Além disso, oferece 15 GB de armazenamento gratuito, compartilhado entre o Drive, Gmail e Google Fotos, com opções de aumento de capacidade por meio de planos pagos no Google One.

Para que serve o Google Drive?

Como você já entendeu o conceito de armazenamento em nuvem, o Google Drive é um desses serviços que permite guardar, acessar e compartilhar arquivos de qualquer lugar com uma conexão à internet.

Ele serve para salvar fotos, documentos, vídeos e outros arquivos online acessíveis de qualquer dispositivo com internet. Você pode fazer upload de arquivos e pastas, organizando-os em categorias, subpastas, ou tags.

Facilita o envio e compartilhamento de arquivos com outras pessoas via link ou e-mail, controlando quem pode visualizar, comentar ou editar. E também permite colaboração em tempo real, porque você pode trabalhar com outras pessoas em documentos, planilhas e apresentações, com ferramentas como Google Docs, Sheets, e Slides.

Aliás, é interessante saber que, além dessa facilidade de colaboração entre usuários, várias pessoas podem trabalhar juntas no mesmo arquivo. E por fim, mas também muito importante, o Google Drive realiza backup para proteger seus arquivos em caso de perda do dispositivo utilizado.

Acesso e espaço

O Google Drive está disponível tanto para PC (Windows e Mac) quanto para dispositivos móveis (iOS e Android). Você pode acessá-lo através de um navegador ou instalar o aplicativo Google Drive para desktop e dispositivos móveis. A partir daí, basta usar sua conta do Google para fazer login e acessar seus arquivos armazenados, compartilhar conteúdo e colaborar em documentos em tempo real.

Os 15 GB gratuitos oferecidos pela plataforma podem ser mais do que suficientes para usuários casuais, que armazenam documentos, fotos e vídeos de forma moderada. No entanto, para aqueles que guardam muitos arquivos grandes, como vídeos em alta resolução, fotos de alta qualidade ou backups de dispositivos, esse espaço pode acabar rapidamente.

Vale lembrar que esses 15 GB são compartilhados entre o Google Drive, Gmail e Google Fotos, o que pode impactar ainda mais o uso do espaço. Planos pagos no Google One permitem aumentar o armazenamento conforme necessário. Os valores mensais vão desde R$ 7,99 (100 GB) a R$ 38,99 (2 TB)*

O Google Drive é compatível com navegadores populares, como, o Google Chrome, que é o navegador mais otimizado para o Drive, com melhor desempenho e suporte a todos os recursos; Mozilla Firefox, também totalmente compatível e funcional; Safari, compatível no Mac, embora alguns recursos avançados possam ter limitações; Microsoft Edge, que funciona bem e suporta a maioria dos recursos.

Outros navegadores baseados em Chromium também costumam funcionar bem, mas para melhor compatibilidade, o Google Drive recomenda o uso das versões mais recentes desses navegadores.

Aplicativos

Para ampliar as funcionalidades dos documentos no Google Drive, o Google oferece aplicativos através do Google Workspace, que incluem:

  • Google Docs para documentos de texto
  • Google Sheets para planilhas
  • Google Slides para apresentações
  • Google Forms para formulários
  • Google Keep para anotações

*preços pesquisados em 23 de outubro de 2024.

Renata Mendes é jornalista formada pela FIAM. Há 20 anos atua na área de Comunicação, desde os tempos da máquina de escrever até às plataformas digitais. Atualmente é colaboradora do Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.

Fonte: Portal Olhar Digital - Renata Mendes Gonçalves, editado por Bruno Ignacio de Lima

author Advice