‘Gestor escolar é quem inspira, motiva e aponta caminhos’, diz Anna Penido
Webinário realizado pelo Porvir, em parceria com isaac e Be - Bilingual Education, debate competências e habilidades de quem está na liderança educacional
Depois de anos em sala de aula como professor, André Barroso prestou concurso e assumiu a direção do Colégio Estadual Professor José de Souza Marques, em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ). Era janeiro de 2015. “No primeiro dia, ainda estava empolgado com a novidade, mas, no segundo, minha vontade era fechar as portas e sair correndo. Se eu fosse secretário de educação, já teria fechado a escola.” Contudo, duas convicções o mantiveram firme: a crença de que poderia encontrar algo positivo mesmo em um cenário desafiador e a paixão pela sua profissão, afinal, estava fazendo o que mais gosta.
“A única chance de mudar era juntar o potencial [das pessoas], ver os pontos positivos tanto na equipe quanto na gestão, nos alunos e no corpo docente.” E assim fez André, que segue na direção da escola que ajudou a transformar (saiba mais aqui) e, recentemente, foi reeleito com 94% dos votos pela comunidade.
Saber ouvir e ter boa articulação têm sido, para André, suas melhores virtudes como gestor escolar. No webinário “Competências da Gestão Escolar”, promovido pelo Porvir em parceria com Isaac e Be – Bilingual Education, essas e outras habilidades foram discutidas nesta quarta-feira (9).
Com mediação de Tatiana Klix, diretora do Porvir, André Barroso compartilhou sua trajetória e dialogou com Anna Penido, diretora do Centro Lemann para Equidade na Educação e ex-diretora do Instituto Inspirare (quando contribuiu com a criação do Porvir).
“Atuo há mais de 30 anos na área da educação e nunca vi uma boa escola que não tivesse um bom diretor. É uma responsabilidade, mas também um privilégio fazer a diferença na vida de tantas pessoas”, reforça Anna. Pesquisas, como a da Wallace Foundation, comprovam a afirmação: a liderança dos diretores escolares é o segundo fator que mais influencia a melhoria da educação – ficando atrás apenas do trabalho dos professores em sala de aula.
“O gestor é quem inspira, motiva, aponta caminhos”, descreve Anna, que define gestores como guardiões do direito à educação. E ela faz uma ressalva: ao considerarmos todas as atribuições e competências esperadas da liderança escolar, como as apresentadas na recente Base Nacional Comum de Diretores ou na capacidade de interpretar criticamente a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), pode parecer que esse profissional precisa ser um super-herói para gerenciar tudo. “Mas isso não é verdade. O gestor deve organizar a sua equipe, criando um ambiente de confiança e colaboração. Existem muitas competências entre todos os atores da escola. A liderança precisa conhecer sua equipe para aproveitar os conhecimentos existentes, ter um olhar cuidadoso para cada estudante, buscar que professores e funcionários construam vínculos com esses alunos para acompanhar o que de fato acontece no dia a dia”, sugere.
Anna e André concordam que a escola, por si só, não consegue sanar todas as dificuldades. Estabelecer parcerias intersetoriais com centros de saúde, órgãos da assistência social, associações de moradores e famílias é fundamental. “Afinal, é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”, diz Anna, em referência ao provérbio africano.
Os especialistas ainda falaram dos passos para formação para a gestão escolar, de como promover a equidade na escola e ofereceram sugestões para quem está iniciando na área ou busca atualização.
“A escola é um espaço de transformação, um caldeirão de possibilidades, embora tenhamos problemas e estruturas pesadas que não deixam a escola funcionar. Precisamos achar motivos para as coisas acontecerem. Prefiro fazer a esperar”, garante André. E confessa: “E eu adoro aquele pátio, é o melhor lugar do mundo”. Quer saber o motivo? Assista já ao webinário!
Fonte: Portal Porvir - Ana Luísa DMaschio