Eleições 2022: Como emitir o e-Título e usá-lo nas votações
As eleições começam no próximo domingo (2) com as votações do primeiro turno. Nesse ano, o TSE e a Justiça Eleitoral desenvolveram uma série de aplicativos e canais de atendimento online para esclarecer informações sobre dos eleitores. Porém, o aplicativo que certamente será mais o mais utilizado é o e-Título, criado em 2017, que é atualmente o documento digital mais baixado no Brasil.
Só na última semana o e-Título teve mais de 2,5 milhões de downloads. De acordo com o TSE, cerca de 30 milhões de eleitores já ativaram o aplicativo em seus dispositivos.
Benefícios do e-título
O e-Título disponibiliza no aplicativo todas as informações presentes no documento físico, como nome do eleitor, data de nascimento, número de inscrição, zona, seção eleitoral e município. Além dessas informações, o aplicativo disponibiliza recursos para encontrar o local de votação, verificar filiação do eleitor, consulta de débitos, justificar ausência, entre outros.
Caso o eleitor tenha cadastrado a biometria com a Justiça Eleitoral é possível votar usando apenas o e-Título para confirmar sua identidade na zona eleitoral.
Até quando dá para emitir?
Caso ainda não tenha emitido o e-título ainda dá tempo de tirar, pois no dia da votação, a emissão do documento digital será suspensa. No dia seguinte (3), o documento voltará a ser emitido normalmente. O mesmo acontecerá caso tenha um segundo turno marcado para dia 30 de outubro, assim será possível emitir o documento até o dia 29.
Como emitir o e-Título?
Para emitir o e-Título, o app pode ser baixado na Google Play Store e App Store. Ao abrir o aplicativo, clique em “Próximo” na tela de início e clique em “Começar no e-Título”.
Na tela de cadastro é preciso preencher informações pessoais como: Nome, data de nascimento, documentos como CPF e número de inscrição do título de eleitor físico, e nome da mãe e pai. Em seguida clique em “Entrar no e-título”.
A próxima tela conta com três questões para confirmar sua identidade, e em seguida um questionário pessoal. Clicando em “Finalizar” o e-título estará criado.
Fonte: Portal Olhar Digital - William Schendes, editado por André Lucena