Notícias

É possível aprender com a natureza em todas as estações do ano

Incluir aspectos da natureza nas aulas de arte e matemática pode melhorar a relação que os estudantes têm com o próprio ambiente enquanto aprendem sobre mudanças de estações

Quando o sol está brilhante e dá para sentir uma brisa suave, fica mais fácil imaginar uma atividade pedagógica ao ar livre em contato com a natureza. Mas o que fazer daqueles dias frios e cinzentos? Como pensar em atividades fora da sala nessas circunstâncias? Nesses casos, é possível pensar que as atividades extramuros devem ser interrompidas?


Não necessariamente. Existem diversas formas de levar os alunos para fora nas diferentes estações do ano, ou até mesmo trazer o lado exterior para dentro da escola nesses momentos em que o clima não é tão propício. As diferentes estações do ano podem inspirar crianças a admirar a natureza ao redor, conectá-las com o lugar onde moram e melhorar a percepção que têm das mudanças provocadas pelas estações naquele espaço geográfico em que habitam.

Aqui vão quatro atividades envolvendo matemática e artes que tenho usado para levar as crianças para fora em qualquer clima e, assim, auxiliá-las a fazer conexões entre o que aprendem e o mundo real.

Matemática 

A natureza está repleta de elementos que podemos usar para fazer contas. Quando planejo uma aula de matemática, considero isso ao pensar que tipo de recursos irei utilizar. Por exemplo, quais são as árvores ou plantas crescem perto da escola? Que tipo de sementes elas produzem? Alguma delas pode ser usada para contar quando fizermos uma atividade de adição, multiplicação ou divisão? Esse modelo pode ser muito valioso, especialmente para estudantes da educação infantil, que aprendem mais sobre conceitos matemáticos com atividades mão na massa.

Em uma atividade, coletamos uma bacia cheia de pinhas que caíram de árvores próximas à escola. Trouxemos todos os estudantes para a classe e os dividimos em grupos de 10, assim poderíamos contar quantos havíamos coletado. E ficamos chocados ao descobrir que tínhamos conseguido pegar mais de 400!

A atividade exigiu trabalho em grupo e perseverança para os estudantes coletarem, agruparem e contarem quantos objetos tinham conseguido. E eles se comprometeram com a tarefa porque viram que se tratava de uma atividade com significado: é que os ajudava a entender o valor do local onde estavam estudando.

Em áreas urbanas, considere fazer um passeio a um parque ou a uma rua mais arborizada para coletar sementes, pequenas pedras ou outros objetos que possam ser usados para contar.

Em outra atividade, coletamos gravetos para criar polígonos. Essa é uma tarefa que pode ser feita em sala usando canudos plásticos, mas o esforço de grupo em buscar os gravetos e trabalhar junto para fazer uma forma ainda maior tornou a atividade mais divertida e memorável para a turma.

Medidas

Outra maneira fácil de trazer o ambiente externo e estudar o clima e mudanças de estação é usando sistemas de medida. Para nos ajudar a contar registros e ver o termômetro, meus alunos do primeiro ano foram rapidamente lá fora com um termômetro ou colocaram a mão para fora da janela para medir a temperatura. Então nós fizemos esse registro para identificar qual era temperatura mais comum ao longo do mês. Ao final, conversamos sobre previsões e inferências que podiam ser feitas com base nos dados que registramos.

Também estudamos a temperatura da água de um riacho próximo a nossa escola. Visitamos o local uma vez por mês, aferimos a temperatura da água e gravamos o resultado. As crianças analisaram os dados coletados e escreveram a respeito do que viram, perceberam e imaginaram enquanto a temperatura da água ia se alterando ao longo das estações.

Se você não tem acesso a um riacho ou outro local com água corrente, você pode tentar observar a temperatura de uma quantidade de água em um recipiente qualquer e de outra que foi deixada à noite em uma vasilha ao relento.

Essas atividades podem ser adaptadas para ir ao encontro das necessidades dos mais velhos que podem observar e acompanhar mais mudanças de estação que ocorrem em um curto período, como, por exemplo, as alterações que ocorrem ao longo do dia, no nascer ou no pôr do sol. 

Arte

Projetos de arte são outra forma de usar materiais encontrados na natureza para criar trabalhos voltados para estações ou para temporadas específicas. Essa atividade inspira crianças de qualquer idade a serem criativas com elementos encontrados na região em que vivem. Ir para fora com os estudantes em busca desses materiais e usá-los para criar representações de datas festivas ou celebrações é uma maneira de fazê-los serem criativos. Aqui também usamos objetos encontrados para construir mandalas.

Um dos meus trabalhos favoritos é criar colagens artísticas sobre o inverno. As crianças coletam itens da natureza e os separam em uma forma de torta com um barbante. Acrescentam água e deixam do lado de fora para congelar. Pela manhã, eles retiram a forma e a colocam no sol. Conforme o gelo vai derretendo, formas distintas de gelo vão se criando. É bonito e ao mesmo tempo útil aos estudos observar as mudanças de estado de sólido para líquido.

Meus alunos do primeiro ano se animaram em outra atividade, que consistia em criar o alfabeto. Na época, eles estavam aprendendo a reconhecer os sons das letras. A exemplo de outros projetos, neste também usamos elementos encontrados na natureza. Cada criança ficou responsável por uma letra. Primeiro, eu escrevi a letra de forma bem sutil com lápis para que eles pudessem contornar com cola e depois grudar os elementos encontrados para formar a letra. Quando terminaram, trabalharam juntos para organizar as letras na ordem correta. Ao fim, se reuniram para conversar sobre cada letra criada e compartilhar elogios sobre o trabalho de um colega.

Para modificar essa atividade e trabalhar com alunos mais velhos, você pode criar um cartaz com um título especial. Ter uma atividade colaborativa para encontrar e coletar itens é uma excelente forma de construir habilidades de trabalho em grupo, algo inspirador para diferentes idades.

* Publicado originalmente em Edutopia e traduzido mediante autorização © Edutopia.org; George Lucas Educational Foundation

Fonte: Portal Porvir - Alissa Alteri Shea, do Edutopia

author Advice