Documentário debate avanços da tecnologia na escola
Ferramenta que potencializa o engajamento e o protagonismo do estudante, tecnologia nas escolas também pode promover ativismo para um futuro melhor, como mostram práticas reunidas no filme, com acesso gratuito
O documentário “Educação presente para o futuro”, que discute como a educação formal deve se atualizar diante de tantos avanços da tecnologia para ajudar crianças e jovens a lidarem com uma sociedade cada vez mais conectada, está disponível gratuitamente no YouTube. O filme também chegou ao catálogo do Globoplay neste final de semana, em comemoração ao Dia dos Professores.
Dirigido pela documentarista e especialista em inovação Patricia Travassos, com curadoria técnica de Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer, o documentário apresenta seis jovens ativistas, entre 15 e 21 anos, selecionados por suas atuações em causas sociais e ambientais para pensarem juntos sobre o futuro da educação.
A narrativa traz, ainda, projetos premiados de escolas públicas e particulares de diferentes regiões do país, que adotaram metodologias ativas ligadas à tecnologia, como a gamificação, o aprendizado baseado em problemas e a educação midiática e empreendedora.
Para Patrícia, o documentário coloca a tecnologia no seu devido lugar: a serviço dos estudantes. “Para que os alunos não se tornem reféns de dispositivos eletrônicos, eles precisam ser ensinados desde cedo não só a lidar com essas novas ferramentas, mas também como tirar o melhor proveito delas para ganhar potência”.
A diretora acredita no potencial da tecnologia para colocar os estudantes como protagonistas de seu próprio aprendizado e para fortalecer o ativismo e a capacidade de transformar o presente num futuro mais diverso, mais responsável e mais justo. “Os estudantes hiperconectados são muito estimulados a se engajarem em causas coletivas. E aí, quando atitudes positivas se encontram com a tecnologia, a mágica acontece e os resultados são potentes”, complementa Patrícia.
Fonte: Portal Porvir - Mariana Rossi