Notícias

Direct com IA? Instagram pode ganhar seu próprio chatbot

Engenheiro usuário da rede social descobriu que tecnologia generativa já está sendo testada

Os chatbots de inteligência artificial (IA) são ‘a bola da vez’! Para onde você olha, lá está uma notícia ou uma nova ferramenta baseada na tecnologia. E ao que tudo indica, o hype está longe de acabar, com o recurso chegando em breve também ao popular Instagram, da Meta.

O que você precisa saber: 

  • A informação de que o Instagram está preparando seu próprio chatbot de IA surgiu de uma publicação de um desenvolvedor no Twitter;
  • Engenheiro, Alessandro Paluzzi compartilhou prints e afirmou que a plataforma tem um agente de IA em andamento;
  • Segundo ele, o chatbot poderá responder a perguntas e dar conselhos, além de disponibilizar até 30 tipos de personalidades para configurar a ferramenta a seu gosto na plataforma. 

De acordo com o ZDNet, o recurso já está sendo testado e se assemelha ao My AI do Snapchat, que permite que você converse com IA dentro do aplicativo. O chatbot irá ajudar a escrever mensagens, além de participar de conversas com outros, como se fosse um terceiro usuário — irá bastar mencioná-lo com o @ para o bot entrar no bate-papo.

Vale pontuar que a Meta já adotou a tecnologia de IA generativa em vários recursos de suas plataformas, incluindo anúncios. No entanto, não há confirmações sobre a IA generativa aplicada ao Instagram, bem como previsões de lançamento do recurso.

Por outro lado, também vale lembrar que o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, disse em fevereiro que a empresa tinha uma equipe trabalhando para “turbinar” o uso de IA no Instagram, Messenger e WhatsApp.

O primeiro objetivo, segundo o chefe da big tech na época, seria empregar IA generativa para melhores “ferramentas criativas e expressivas”. Planos e declarações do empresário vieram logo após o boom do ChatGPT, movimentando não apenas a Meta, como todo mercado tech na chamada corrida da IA.

Além das apostas da empresa em IA já anunciadas, importante destacar que Paluzzi tem certa credibilidade em seus vazamentos. Foi o especialista que descobriu que o Instagram estava testando uma opção de verificação paga. Poucas semanas após suas análises, a Meta anunciou o Meta Verified.

Tamires Ferreira - jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

Fonte: Portal Olhar Digital - Tamires Ferreira

author Advice