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Desconfiança a primeira vista: falta de segurança pode afastar clientes antes mesmo de acessar sites

Entre janeiro a junho do ano passado, ocorreram 23 bilhões ataques cibernéticos, segundo pesquisa realizada pela Fortinet, empresa de cibersegurança.

De olho nas principais datas comemorativas deste ano, é importante que as empresas que possuem comércio eletrônico comecem a implementar algumas estratégias para garantir o sucesso nas vendas. Apesar de alguns lojistas estarem preocupados principalmente com promoções e preços, existem outros fatores que não podem ser ignorados, como a segurança. Só no Brasil, foram registrados 23 bilhões ataques cibernéticos durante janeiro a junho de 2023, segundo pesquisa realizada pela Fortinet, empresa de cibersegurança.

Essa falta de segurança nos e-commerces pode impactar diretamente na decisão de compra dos consumidores. “Hoje, se um cliente não se sentir seguro em um site, ele não terá a confiança de finalizar uma compra. Por isso, é importante que as marcas invistam em recursos e novas tecnologias para garantir um ambiente confiável durante a jornada”, explica Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce.

Para o executivo, com o mercado cada vez mais competitivo, são os detalhes que colocam algumas empresas à frente das outras. Pensando nisso, Moraes separou algumas dicas para evitar fraudes e ajudar as marcas com a segurança das suas lojas online. Confira:

Escolha um serviço de hospedagem seguro 

Com tantas opções no mercado, é preciso cautela na hora de avaliar a empresa que irá desenvolver ou hospedar sua loja online. Vale certificar se a empresa de hospedagem investe em sistemas de segurança capazes de proteger os dados do seu negócio e dos clientes; além disso, se utilizam recursos, como segurança de pagamento, gerenciamento de inventário e suporte ao cliente.

Ative o certificado SSL

O certificado SSL é responsável pela criptografia dos dados na comunicação com o servidor, garantindo aos usuários e às empresas que as informações fornecidas durante a jornada de compra não serão roubadas. Certificados de segurança deixam os consumidores mais tranquilos, pois mostra que as empresas se preocupam com as diretrizes de proteção aos dados do usuário e a conformidade com as leis.

Invista em meios de pagamentos seguros 

Golpes financeiros são um dos mais aplicados hoje na internet. Com avanço da tecnologia e algumas facilidades, como o Pix, ficou ainda mais fácil para golpistas aplicarem fraudes a fim de roubar dinheiro dos consumidores.

“Invista em meios de pagamentos que forneçam um ambiente seguro para realizar transações online. Crie uma área de pagamento segura, com várias opções de autenticação, para deixar o cliente confiante na hora de finalizar a compra. Outra recomendação é orientar os consumidores para não passar senhas ou clicar em links desconhecidos. Também é importante informar os canais oficiais da sua marca, para que os clientes não caiam em golpes de sites falsos”, comenta Hawan.

Aposte em novas tecnologias e sistemas antifraudes

O sistema antifraude por si só é capaz de barrar atitudes suspeitas na internet. Aliada a novas tecnologias, como a inteligência artificial, potencializa ainda mais essa segurança. A tecnologia possibilita uma análise de dados rápida e eficiente, que permite analisar o comportamento do consumidor e avaliar rapidamente se é ou não uma transação legítima.

Aposte no full commerce

Acompanhar e gerenciar um negócio por completo pode ser desafiador; por isso, muitas empresas estão apostando em soluções como o full commerce, que é a terceirização das operações de um comércio eletrônico. A solução ajuda principalmente a ficar em dia com o progresso do segmento, mantendo a marca sempre relevante e competitiva.

“Através do full commerce, somos capazes de ajudar diversas empresas com o gerenciamento de suas lojas virtuais. Tecnologia de ponta e estratégias de mercado se unem para proporcionar visibilidade, experiência do cliente aprimorada e gestão simplificada. A segurança também faz parte do processo de construção e gestão dos e-commerces, possibilitando uma tranquilidade maior para as marcas e seus clientes”, finaliza o CEO.

Fonte: Portal Contábeis - Agência NoAr

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