Como usar o Zoom para PC
Aprenda a utilizar o Zoom no PC para criar as suas reuniões virtuais e convidar outros usuários; saiba mais detalhes a seguir
O Zoom é uma plataforma de videochamadas versátil e muito utilizada para a comunicação virtual entre usuários. Neste guia, você vai aprender de forma fácil e prática a criar uma reunião, compartilhá-la e a entrar e sair dela na versão do aplicativo para PC. Abaixo, confira todos os passos.
Como criar uma reunião no Zoom pelo PC
Importante: uma diferença entre a variante do Zoom para navegador e a sua versão para desktop é que a primeira não contém a opção “Use my personal meeting ID (PMI)” (Iniciar com vídeo), como se pode ver no primeiro passo do tutorial abaixo.
1. Acesse a sua conta do Zoom
Em primeiro lugar, na tela inicial da plataforma, clique na pequena seta abaixo do botão laranja de “New meeting” (Nova reunião). Depois, selecione entre as opções “Start with video” (Iniciar com vídeo)* e “Use my personal meeting ID (PMI)” (Iniciar meu ID de reunião pessoal)** ou marque as duas. Logo após, clique no botão citado para começar uma reunião.
2. Chame outros usuários
Por fim, na parte inferior da janela da videochamada, selecione a opção “Participants” (Participantes) para convidar usuários para a reunião. Ao clicar em “Invite” (Convidar), você pode fazer isso por meio de serviços como e-mail e WhatsApp. Já a outra opção, “Copy Invite Link” (Copiar link do convite), vai criar um link que permite o acesso à videochamada.
*“Start with video” (Iniciar com vídeo) – Toda a vez que o usuário iniciar uma videochamada por meio dessa opção, uma nova sala virtual com um ID temporário vai ser aberta. Isso significa que ela vai durar apenas enquanto houver gente na reunião. É uma opção recomendada para encontros rápidos ou com novas pessoas.
**“Use my personal meeting ID (PMI)” (Iniciar meu ID de reunião pessoal) – Equivale a uma espécie de espaço virtual permanente do usuário que criou a videoconferência e é representada pelo seu ID definitivo, que é uma série de dez números. Essa opção é geralmente recomendada para reuniões com pessoas recorrentes ou próximas.
Como entrar em uma reunião pelo PC
Há algumas opções para se obter os dados de acesso a uma videochamada no Zoom. Um exemplo é pedir ao criador da reunião o convite contendo o ID e a senha. Isso pode ser feito mediante uma mensagem de e-mail ou de WhatsApp, como exemplificado no segundo passo do tutorial acima.
Você pode acessar a reunião por meio do link recebido ou pode pegar esses dados, obtidos na mensagem, e usá-los diretamente na plataforma. Para isso, primeiramente vá para a tela inicial do Zoom e depois clique em “Join” (Ingressar). Por fim, digite o ID e a senha.
Como sair de reunião do Zoom pelo PC
A maneira de sair de uma reunião no Zoom é similar no site e na plataforma para PC. Para saber como fazer isso, siga os passos abaixo:
1. Primeiramente, na parte inferior da tela de videochamada, clique no botão vermelho “End” (Sair);
2. Por fim, clique em “End Meeting for All” (Encerrar a reunião para todos)* ou “Leave Meeting” (Sair da reunião)**.
*End Meeting for All – Só aparece para o usuário que criou a reunião virtual. Ao clicar nela, todos que estão presentes vão ser automaticamente retirados da videochamada.
**Leave Meeting – Ao escolher essa opção, o criador da reunião ou qualquer outro participante vai sair da conversa e o restante dos usuários vai continuar dentro.
*Com informações do Zoom.
José Ferreira é jornalista e designer gráfico formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso. Como redator, já produziu conteúdo noticioso nas editorias de Finanças e de News.
Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.
Fonte: Portal Olhar Digital - José Ferreira, editado por Bruno Ignacio de Lima