Notícias

Como se proteger para não ter o site deletado no Google Meu Negócio?

O Google vai deletar sites feitos com "Perfis de Empresas", saiba o que fazer.

Mais conhecido como Google My Business, o Google Meu Negócio (em português) vai excluir mais de 21,7 milhões de sites. Isso porque o Google decidiu deletar os perfis de empresas que criaram seus sites gratuitamente através da plataforma.

Se você criou um site usando o Google Meu Negócio, veja o que deve ser feito para que o seu perfil não tenha o site deletado. Confira!

Saiba o que é um site feito com perfil comercial no Google

Antes de tudo, é preciso entender que esses sites são aqueles que eram criados junto a conta de perfil comercial através da ferramenta Google Business Profile, que possibilita que pequenas e médias empresas criem sites gratuitamente. Esse perfil é aquele que aparece em uma caixa de informações quando se digita o nome de uma empresa na pesquisa do Google ou no Google Maps.

Geralmente, junto dele, o Google dá a opção de adicionar um site ao perfil e antes até oferecia a possibilidade de se criar um site de forma gratuita para isso. Para entender melhor, são esses sites que serão deletados.

Na época, muitas pequenas empresas ganharem mais visibilidade e clientes. Porém, esses sites agora serão todos excluídos. Tendo em vista que esse objetivo inicial superou as expectativas da plataforma para engajar as empresas.

Para se ter ideia, segundo o site Nic.br, as buscas locais subiram 500% nos últimos anos, e 78% das buscas por negócios locais resultam em visitas físicas em uma semana. Com isso, as demandas para criação de perfil comercial e sites pelo Google aumentaram de forma considerável.

Além disso, o Google decidiu pela exclusão desses sites feitos com perfis de empresas para dar mais visibilidade ao perfil das mesmas. Pois, a plataforma considera que isso ajudará os clientes a encontrarem as empresas de forma mais fácil no Google e no Maps.

Vale lembrar que esses sites não são aqueles criados no Google sites. Estes não sofrerão nenhum tipo de alteração.

Google Meu Negócio: como se proteger para não ter meu site deletado?

Março de 2024 foi a data anunciada para a exclusão dos sites, a partir daí quando os sites forem excluídos, o endereço deles redirecionará os visitantes para o perfil da empresa no Google. Porém, esse redirecionamento funcionará até dia 10 de junho de 2024. Após essa data, os usuários que tentarem visitar o site visualizarão o erro de “404 – página não encontrada”.

Então, caso tenha criado um site no Google Meu Negócio, para que seu perfil da empresa no Google não fique sem o endereço de um site, você precisa correr e providenciar o endereço de um novo site, já que a exclusão de sites do Google Meu Negócio será inevitável.

Antes mais nada, utilize o perfil da Empresa no Google, mantendo-a sempre atualizada, com endereço, horários e localização exatos. Como sugestão, crie um site de forma rápida e simples em outra ferramenta do Google, o Google Sites. Ou crie seu próprio site de forma mais profissional, em uma plataforma segura como o WordPress.

A boa notícia, é que no WordPress, seu site pertence única e exclusivamente a você. Dessa forma, você não correrá o risco de que alguém o delete ou que ele sofra com essas decisões drásticas das plataformas.

Simone Cordeiro é jornalista formada pela Universidade Nove de Julho. Em 8 anos de experiência, passou por agências de marketing, empresas de tecnologia e indústria. Hoje, é redatora no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.

Fonte: Portal Olhar Digital - Simone Cordeiro, editado por Bruno Ignacio de Lima

author Advice