Como proteger sua conta nas redes sociais contra hackers
Entenda o que é importante fazer ao ter sua conta hackeada e quais atitudes tomar para que isso não ocorra novamente
Ter suas contas nas redes sociais hackeadas é mais comum do que você pode imaginar. De acordo com o The Verge, 2 em cada 5 americanos assumem que suas contas já foram invadidas por agentes. Eles ainda afirmam que estes números vão aumentar, e cada vez mais, dados pessoais serão vazados.
Existem hábitos comuns que facilitam cada vez mais estas invasões, como colocar a mesma senha para tudo. Responder e-mails fraudulentos e perceber que caiu em um golpe, ou que passou o número do seu cartão para um estranho, são realidades que infelizmente estão muito presentes no dia a dia.
Há diversas atitudes que podemos tomar para não sermos hackeados, mas o que vamos falar hoje é sobre o que fazer caso você tenha suas redes sociais invadidas.
Recupere a sua conta
Cada método para recuperar sua conta é diferente em cada rede. Mas eles, em geral, seguem um padrão, escalando desde redefinições de senha fáceis e provando sua identidade para (às vezes) obter ajuda de humanos reais. Porém, caso sua conta seja muito manipulada e você tenha informações, como nome de usuário, senha e informações de contato alteradas, é capaz que não seja possível recuperar.
Primeiro, é necessário identificar se você foi hackeado:
- Fotos ou vídeos que não são seus estão aparecem como suas postagens no Facebook, Instagram ou TikTok;
- Amigos estão recebendo mensagens falsas no Facebook ou Twitter;
- O Spotify está tocando músicas que você nunca colocou na lista;
- Novos contatos aparecem em sua conta do Snapchat;
- Um e-mail genuíno do Instagram diz que seu endereço de e-mail foi alterado.
Proteja-se novamente
Vamos dizer que você conseguiu recuperar a sua conta. Esta é a hora de tomar atitudes para que ela não seja hackeada novamente. O principal passo é criar uma senha forte e que não seja parecida com a antiga.
A melhor estratégia é usar um gerenciador de senhas em seu navegador ou em aplicativos independentes para gerar cadeias de caracteres longas e exclusivas sem sentido (como “ES%q9i#y8o!bJ6”), e preenchê-las para você no computador e no celular.
Fonte: Portal Olhar Digital - Fernanda Lopes Soldateli, editado por Adriano Camargo