Como impedir que um aplicativo tenha acesso à internet?
Se você precisa economizar a bateria do celular, saiba como fazer para impedir que um aplicativo tenha acesso à internet
Aplicativos que são executados secretamente em segundo plano acabam consumindo dados mesmo quando não estão sendo usados, o que reflete também no nível de bateria, que pode diminuir e acabar por conta disso.
Isso acontece principalmente em redes sociais e aplicativos com suporte de anúncios. Porém, a solução é simples: você consegue bloquear o acesso dos aplicativos à internet, de forma seletiva.
Ao fazer isso, você consegue não só melhorar o desempenho do seu dispositivo, mas também prolonga sua vida útil e diminui o consumo de dados móveis. Confira abaixo passos simples para bloquear o acesso à internet em aplicativos, otimizando sua experiência no celular.
Por que bloquear o acesso de aplicativos à internet?
Além de preservar a vida útil da bateria do seu celular, há vários outros bons motivos para você considerar essa medida:
- Evita o uso desnecessário de dados móveis, já que alguns apps podem consumir quantidades grandes sem aviso prévio, podendo fazer com que você exceda sua franquia mensal de dados.
- Protege informações confidenciais, como senhas e informações bancárias, porque isso pode impedir o acesso não autorizado à internet para suas informações privadas.
- Impede a exibição de anúncios que podem ser intrusivos, ajudando a ter uma experiência mais simplificada e agradável ao usar os aplicativos do celular.
- Ajuda a manter o foco e produtividade no trabalho, principalmente porque certos aplicativos interferem na atenção e pode ser um incômodo com as notificações durante o expediente.
Como bloquear o acesso dos aplicativos à internet?
Basicamente, existem duas principais formas de fazer isso: usando os próprios recursos integrados do Android, ou usar uma ferramenta de terceiros.
Tempo necessário: 5 minutos
1. Bloquear usando as configurações do celular
Abra o aplicativo Configurações em seu dispositivo;
Role para baixo e selecione “Aplicativos e Notificações”;
Toque no aplicativo que você deseja que o acesso à internet seja bloqueado.
2. Selecione “Dados móveis e Wi-Fi”
Desative a chave ao lado de “Dados em segundo plano”. Isso impede que o aplicativo use dados quando estiver sendo executado em segundo plano.
3. Se precisar bloquear totalmente o acesso do aplicativo à Internet, desative o botão ao lado de “Wi-Fi” e “Dados móveis”
4. Repita os passos para cada aplicativo que você queira bloquear o acesso à internet.
Alguns aplicativos podem não funcionar corretamente se estiverem com esse bloqueio.
É importante ressaltar que, por mais que os passos acima sejam gerais e possam ser aplicados à maioria dos dispositivos Android, o local específico das configurações pode variar, dependendo da fabricante do dispositivo, da versão do Android e da interface do usuário.
Bloqueando o acesso à internet com aplicativos de terceiros
Também é possível contar com aplicativos que impedem que alguns apps tenham acesso à internet. Eles geralmente são conhecidos como “aplicativo bloqueador de Internet”, e vamos usar como exemplo o Netguard.
Para usá-lo, você precisa:
1. Baixar o app na Google Play Store e fazer sua instalação;
2. Iniciar o Netguard e aceitar seus termos e condições;
3. Escolher o aplicativo que precisa do bloqueio de acesso à internet, tocando nele na lista de aplicativos;
4. Para impedir que o app específico acesse a internet via Wi-Fi e/ou dados móveis, desligue o interruptor ao lado da rede correspondente;
5. Confirmar sua seleção tocando na marca de seleção no canto superior esquerdo da tela.
Camila Oliveira é jornalista desde 2012. Curiosa e inquieta, já passou por diversas editorias e também trabalhou em outras áreas. Hoje é colaboradora do Olhar Digital e escreve sobre o que mais gosta.
Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.
Fonte: Portal Olhar Digital - Camila Oliveira, editado por Bruno Ignacio de Lima