Notícias

Como fazer um bom plano de aula de Projeto de Vida

Ter clareza sobre objetivos e expectativas de aprendizagem ajudam na hora de compor um plano de aula com essa temática

Trabalhar com Projeto de Vida, por vezes, requer que o professor ou a professora use muita criatividade. Um bom planejamento de aula, que possa atuar dentro dos diferentes níveis – social, pessoal e profissional – demanda dedicação e planejamento.

Durante o ano, o Porvir recebe diversos relatos que reforçam o trabalho inspirador de educadores e educadoras Brasil afora. Mas quando se pensa em Projeto de Vida, há uma ferramenta projetada especificamente para apoiá-los nessa criação.

Trata-se do Planejador de Aulas de Projeto de Vida. Gratuita e disponível para atuar em diferentes etapas do ensino, a ferramenta desenvolvida pelo Porvir em parceria com o Instituto iungo traz um passo a passo simples para identificar qual dimensão se deseja trabalhar, alinhando competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o tipo de modalidade (online, presencial ou híbrida).

No que ficar atento

Uma das missões do Projeto de Vida é ajudar o estudante a entender quem ele é e quem ele quer ser. Esse ponto de partida define quais ações os educadores devem ter em mente na hora de planejar sua aula.

O passo inicial é decidir o tema. Isso está muito ligado à dimensão com a qual se deseja trabalhar. Neste plano publicado no planejador, por exemplo, os autores decidiram abordar dilemas da vida. E isso tem tudo a ver com as três dimensões: pessoal, social e profissional.

Decidido o tema, tente observar com quais competências é possível trabalhar. Neste sentido, elas também ajudam a guiar a construção do seu plano de aula. Ou seja, ao abordar o mundo do trabalho, há a possibilidade de lidar com as competências gerais 6 e 8 da BNCC, que tratam sobre:

6 – Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e entender as relações do mundo do trabalho, do exercício da cidadania e do seu Projeto de Vida;

8 – Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional.

Recheio do bolo

O principal em qualquer ação é compreender os objetivos buscados. Do mesmo modo que a temática é importante, saber quais são as expectativas de aprendizagem também é. No plano de aula “Família e Estudos”, por exemplo, uma das principais metas é “possibilitar que os estudantes reconheçam mudanças históricas no contexto da educação básica e conectem esse conhecimento a vivências de diferentes gerações de suas famílias”.

Depois de tomadas essas decisões, é válido pensar quantas aulas serão necessárias para a execução do plano de aula. Uma, duas ou todo um semestre?

Vale também recolher materiais de apoio que possam ajudar na aplicação do plano. Podem ser vídeos, listas de leituras ou outras atividades mão na massa. Igualmente, ao fazer o plano, confira quais outros elementos devem ser levados para dentro da sala de aula.

Para que o plano saia de acordo com o planejado, é importante estar atento a quais tipos de recursos deverão ser usados em sala. Além disso, é preciso definir qual tipo de preparação é necessária para começar a aula.

Para dar sequência ao planejamento, professores e professoras podem construí-lo com base nos diferentes momentos de aula. Quais serão os elementos para dar início aos debates em sala? Nesse plano de aula sobre ética e respeito, os autores apresentaram o que deve ocorrer na introdução, no desenvolvimento da aula e ações para o fechamento.

Em muitas situações, o encerramento vem acompanhado de um momento de avaliação que deve estar previsto na hora de planejar e que pode tornar o conteúdo ainda mais rico.

Projeto de Vida no planejador

O planejador foi pensado usando uma estrutura que auxilia o docente nessa trajetória. Desde selecionar as etapas de ensino, até definir outros elementos como modalidade, metodologia etc.

Às vezes, o professor pode entender que uma rotina muito acelerada o impossibilita de desenvolver bons planos de aula. Todavia, com o planejador de aulas de Projeto de Vida, esse impasse pode ser contornado.


Os planos também podem ser construídos em conjunto e disponibilizados para que uma rede de docentes tenha acesso a eles. Sendo assim, seguir os passos apresentados acima se torna algo ainda mais importante. Manter uma clareza de objetivos, tema e linguagem contribui para que mais pessoas utilizem cada novo material.


Fonte: Portal Porvir - Redação

author Advice