Como a música prepara o cérebro para aprender?
Para colher os benefícios da música na aprendizagem, as crianças precisam de prática consistente e abundante, mostram pesquisas
Há dez anos, a violinista, educadora e empreendedora musical Angélica Durrell começou a ensinar um pequeno grupo de estudantes do ensino médio de Connecticut (EUA) a tocar diferentes instrumentos de percussão, incluindo o charango e os toyos (flautas de cana) – instrumentos musicais nativos da América Central e do Sul, de onde muitos dos alunos imigraram recentemente. Eles aprenderam a tocar “Canon”, composição do pianista Johann Pachelbel (1653-1706), e depois passaram a masterizar “Will You Love Me Tomorrow”, hit dos anos 1960 do grupo vocal feminino The Shirelles, cantando a letra em inglês e espanhol
Em poucos anos, o programa de música realizado no contraturno – voltado para estudantes latinos, muitos dos quais com dificuldades acadêmicas – tornou-se famoso na rede escolar, reformulado de uma atividade extracurricular “legal de se ter” para uma ferramenta estratégica que aborda alguns dos desafios do território. Os alunos, professores e líderes escolares da professora Angélica notaram que estavam frequentando a escola de forma mais consistente, seu inglês estava melhorando e eles pareciam cada vez mais à vontade para fazer amigos.
Hoje, o programa sem fins lucrativos de Angélica Durell, chamado INTEMPO, atende mais de três mil alunos a cada ano nas escolas de Stamford e Norwalk, ressaltando o profundo impacto da música na aprendizagem do ponto de vista cognitivo e do aprendizado socioemocional. “Passamos da fase de abordá-lo de uma perspectiva musical para outra de inclusão de imigrantes, aquisição de linguagem e aquisição de leitura adequada à série”, diz Angélica.
A exposição consistente à música, como tocar um instrumento musical ou fazer aulas de canto, fortalece um conjunto específico de habilidades acadêmicas e socioemocionais essenciais para o aprendizado. De maneiras incomparáveis ?com outras atividades, como o atletismo, por exemplo, aprender música reforça poderosamente as habilidades linguísticas, desenvolve e melhora a capacidade de leitura e fortalece a memória e a atenção, de acordo com as pesquisas mais recentes sobre neurociência cognitiva da música.
Benefícios cognitivos da música
A chave para entender as vantagens da música, dizem os pesquisadores, está em como o cérebro processa o som, a matéria-prima da música, a linguagem e – talvez contraintuitivamente – o aprender a ler. Os sons que chegam através de nossos ouvidos percorrem uma “via auditiva” anatomicamente complexa que está profundamente conectada a partes do cérebro que determinam como os humanos se movem, como pensamos e falamos, o que sabemos e em que prestamos atenção. “O cérebro auditivo é vasto”, explica a neurocientista Nina Kraus, autora do novo livro “Of Sound Mind” (ainda sem tradução no Brasil), em entrevista à Edutopia. “As pessoas pensam no cérebro auditivo como um silo (um espaço isolado) dentro do cérebro. Na verdade, nossa audição envolve nossos sistemas cognitivo, sensorial, motor e de recompensa. Aquilo é enorme. De uma perspectiva evolutiva, ser capaz de entender o som é antigo e envolve todas essas diferentes perspectivas”.
O que torna o aprendizado de música tão poderoso é como ele envolve todos esses diferentes sistemas em uma única atividade. Para tocar violino, por exemplo, o aluno precisa coordenar seus sistemas motor, cognitivo e sensorial para poder colocar os dedos nas cordas corretas e mover o arco na hora certa; ler notas musicais em uma partitura e saber quais sons elas representam; e para ouvir se os tons e ritmos estão corretos e coordenados com outros músicos no momento certo. Depois, o som da música traz sensações, que iluminam o sistema de recompensa do cérebro. O envolvimento de todos esses diferentes sistemas faz com que aprender a tocar música seja uma das atividades cerebrais mais ricas e profundas que os humanos realizam. “Os professores me dizem que as crianças que tocam música também se saem melhor na escola”, escreve Nina. Músicos jovens também tendem a ter habilidades de linguagem e leitura mais fortes do que os não músicos, porque seus cérebros passaram mais tempo ativamente “envolvendo-se com o som”.
O tipo de instrumento não importa: flauta, violino, acordeão, piano, voz – mesmo a exposição abundante à música pode causar impacto. “O importante é que o envolvimento com o som muda e fortalece a forma como o cérebro responde ao som”, diz a escritora.
Música como treinamento
A capacidade de manter uma batida constante e antecipar a próxima batida, segundo pesquisas, são indicadores confiáveis ??de que uma criança está pronta para aprender a ler. Mas manter o ritmo não é a única habilidade musical que abre caminho para o desenvolvimento da linguagem e da leitura, observa a pesquisadora educacional Anita Collins em seu novo livro, “The Music Advantage” (ainda sem tradução no Brasil).
Aprender a ler música – decodificar a notação musical e conectá-la aos sons – ativa o mesmo “loop fonológico” no cérebro de quando as crianças aprendem a ler palavras, aprofundando as conexões som-palavra. Anita Collins descreve o processo em seu livro:
- O olho vê um símbolo na página, seja uma colcheia D ou uma letra t no início de uma palavra.
- O cérebro ouve o som, extraindo-o da memória da música e dos sons da fala que todos os cérebros possuem.
- O cérebro instrui o corpo a fazer esse som, sejam as mãos tocando um instrumento ou a boca moldada para fazer o som do t.
- O cérebro ouve para ter certeza de que o som correto foi feito e, em seguida, faz os ajustes.
O processamento de som fortalece as mesmas áreas do cérebro que são responsáveis ??por aprender a linguagem e aprender a ler – e enquanto os neurocientistas ainda estão desvendando o como e o porquê, Anita escreve que a pesquisa mais recente indica que “música e leitura podem muito bem ser um aprendizado complementar”, com a música funcionando como uma ferramenta robusta para melhorar o aprendizado de idiomas.
O som da coesão social
Quando os bloqueios do Covid-19 se espalharam pelo mundo em março de 2020, vários vídeos mostraram pessoas na Itália cantando juntas em suas varandas. Em um momento de extremo estresse e isolamento, os italianos recorreram à música para se conectar com seus vizinhos.
A música e o canto estão entre as formas mais básicas pelas quais os humanos se conectam por milhares de anos. “A música vive na parte mais antiga do nosso cérebro”, afirma Anna Collins à Edutopia. “A música e a canção são pelo menos tão antigas quanto a linguagem e a palavra falada.”
Em um estudo histórico de 2018, pesquisadores da Universidade de Toronto descobriram que um adulto cantando e se movendo com uma batida musical com uma criança de um ano a tiracolo aumentava a coesão social: a criança era mais propensa a ajudar quando o adulto mais tarde “acidentalmente ” deixou cair um item. A pesquisa foi replicado muitas vezes, pontua Anita, e mostra como a música explora um vínculo primordial que pode incentivar comportamentos pró-sociais como empatia e ajuda – os mesmos comportamentos que os adultos querem que as crianças desenvolvam à medida que crescem, e comportamentos que as escolas se esforçam para ensinar usando os princípios da aprendizagem social e emocional.
Quando os alunos cantam a música da escola em jogos de basquete, ou cantam a música de limpeza no jardim de infância, é uma prática poderosa para fortalecer os laços sociais humanos básicos. “Cantar é uma ferramenta muito poderosa para fazer as crianças se sentirem em comunidade”, diz Kelly Green, vice-presidente de educação da Kindermusik, que cria um currículo de música baseado em pesquisa para alunos da primeira infância. “É um profundo processo de aprendizagem social e emocional.”
Como os cantores de sacada da Itália durante o distanciamento causado pela pandemia, o canto social e a produção musical podem ser especialmente úteis para os estudantes agora, quando a solidão, a ansiedade e a depressão estão disparando entre os jovens. Mas Kelly reforça que as crianças na escola cantam muito menos do que costumavam. Tendemos a pensar que “aprender música é apenas para se desenvolver como músico”, observa. “As pessoas não se sentem mais confiantes para cantar. O medo que fica em ‘eu não posso cantar, não sou musical’ é incrivelmente profundo. Quando começo a cantar com os alunos, eles geralmente percebem que cantar é apenas uma habilidade praticada. Eles sentem essa sensação de euforia.”
Envolvimento profundo e consistente
Enfrentando orçamentos limitados, maiores expectativas acadêmicas e testes e falta de professores de música, algumas escolas estão cada vez mais procurando por ajuda de organizações sem fins lucrativos e parceiros comunitários. Grupos como a Save the Music Foundation fornecem subsídios para que as escolas comprem instrumentos para os alunos e forneçam treinamento para professores. O Harmony Project oferece treinamento intensivo de música e apoio a estudantes carentes na área de Los Angeles. A Soulsville Charter School, uma escola de ensino fundamental e médio influenciada pela música em Memphis, Tennessee, explora o berço da soul music americana e da lendária Stax Records com o apoio da Soulsville Foundation.
“Você precisa estar disposto a dizer: ‘Não podemos fazer isso sozinhos’”, diz Tamu Lucero, superintendente das Escolas Públicas de Stamford, nos EUA, onde o programa INTEMPO, de Angélica Durrell, é agora um componente do programa de recém-chegados. Embora as escolas de Stamford já oferecessem programação musical regular, diz Tamu, “estamos dispostos a estar abertos à ideia de como poderíamos usar um parceiro externo para enriquecer o ambiente de aprendizado para os alunos”.
Os pesquisadores continuarão a desvendar algumas das razões por que o aprendizado de música é tão benéfico para os alunos – mas sabem o suficiente para concluir que ouvir música ou escrever uma música para um projeto de classe apenas é o começo. Para obter o máximo de benefícios cerebrais, os alunos devem se envolver ativamente com a música, aprendendo a tocar um instrumento ou estudando a voz, de preferência em um ambiente de grupo. A evidência é forte o suficiente para recomendar a educação musical como uma aula separada para todas as crianças – e em todas as séries – como um investimento extremamente importante.
Ou, como afirma Nina Kraus: “A música deve fazer parte da educação de todas as crianças. Ponto final.”
* Publicado originalmente em Edutopia e traduzido mediante autorização © Edutopia.org; George Lucas Educational Foundation
Fonte: Portal Porvir - Holly Korbey, do Edutopia