Notícias

Busca profunda no ChatGPT: o que é, como funciona, e como usar

Busca profunda do ChatGPT é a nova ferramenta para fazer pesquisas mais elaboradas e aprofundadas do chatbot da OpenAI

A pesquisa profunda é a nova opção do ChatGPT para fazer buscas mais elaboradas. Ao acionar o recurso, o chatbot faz análises mais aprofundadas pela web, que ajudam a tirar dúvidas ou a montar relatórios, por exemplo.

A ferramenta, no entanto, é limitada aos planos pagos do ChatGPT, e não está disponível a todos os assinantes neste momento. Entenda como funciona e como usar a ferramenta.

O que é, como funciona e para que serve a “Deep Research” no ChatGPT?

A busca profunda é uma ferramenta do ChatGPT que oferece aos usuários uma opção para pesquisar na web através do chatbot da OpenAI, assim como no Gemini e no DeepSeek.

Com a ferramenta, o chatbot faz uma busca aprofundada em diversos sites e, na sequência, analisa e monta uma espécie de relatório que resume tudo que encontrou. Assim, os usuários não precisa olhar de site em site para tirar uma dúvida, por exemplo.

Como usar a “pesquisa profunda” no ChatGPT

O Deep Research está disponível apenas em planos pagos, a começar pelo ChatGPT Pro, segundo a OpenAI. Outras opções de assinatura, como o Plus e Team, vão receber a novidade em outro momento.

Veja como usá-lo:

1. Abra o ChatGPT

Acesse o ChatGPT no seu computador ou celular.

2. Faça login

Entre em uma conta que tenha assinatura de um plano que já recebeu o Deep Research.

3. Inicie uma nova conversa

Abra uma nova conversa no ChatGPT.

4. Ative a opção do Deep Research

Dentro da área para digitar o prompt, clique no botão do Deep Research para ativá-lo.

5. Envie o prompt

Digite o prompt desejado e envie.

Erika Herdy é jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá. Possui mais de uma década de experiência no trabalho de jornalista e comunicadora. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.

Fonte: Portal Olhar Digital - Erika Herdy, editado por Layse Ventura 

author Advice