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Ataques digitais: 25% das empresas brasileiras tiveram perdas com hackers em 2022

Maioria das companhias relata casos de roubo de dados.

Cerca de um quarto das companhias brasileiras relataram perdas financeiras por conta de ataques digitais no ano passado, com a maioria relatando casos de roubo de dados, segundo pesquisa realizada pela empresa de segurança Proofpoint.

O levantamento afirma que 78% das empresas brasileiras tiveram, ao menos, uma experiência de ataque de roubo de dados, conhecidos como phishing, por e-mail bem sucedido em 2022, e 23% delas sofreram perdas financeiras como resultado.

A companhia não recolheu informações sobre o montante dos prejuízos causados pelos ataques de hackers.

O levantamento, realizado também em outros 14 países, identificou que 58% das companhias brasileiras sofreram uma tentativa de ransomware no ano passado, com 46% dos casos sendo bem-sucedidos para os hackers.

Nesse tipo de ataque, os criminosos conseguem impedir que a vítima tenha acesso a dados nos sistemas afetados e cobram pagamento de “resgate” usando criptomoedas ou transações não rastreáveis.

Somente sete em cada dez empresas recuperaram o acesso aos seus dados depois de pagarem o resgate, de acordo com o relatório.

Ao longo dos ataques digitais, 91% das organizações atingidas pagaram pelos resgates, e 29% delas o fizeram mais de uma vez.

Das organizações afetadas por ransomware no país, 92% tinham uma apólice de seguro para ataques do tipo.

A pesquisa foi realizada por meio de questionários e falou globalmente com 7.500 colaboradores e 1.050 profissionais de Tecnologia da Informação (TI) de empresas parceiras.

No Brasil, foram entrevistados 500 colaboradores e 50 profissionais de TI também de empresas parceiras.

No ano passado, várias empresas e instituições brasileiras sofreram tentativas de ataques digitais como Americanas, o banco de investimentos BR Partners, Banco Pan, a fabricante de rodas e componentes automotivos Iochpe-Maxion, a empresa de saneamento Aegea e a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Somente a Americanas perdeu cerca de 1 bilhão de reais em vendas após o ataque hacker registrado em fevereiro de 2022.

Embora o phishing continue sendo bem-sucedido, muitos hackers intensificaram ataques que usam telefones e sites de phishing criados para simular endereços confiáveis, que contornam a autenticação multifator, segundo a pesquisa.

“Essas técnicas têm sido usadas há anos, mas em 2022 elas foram implantadas em grande escala”, disse o vice-presidente da Proofpoint na América Latina e Caribe, Rogério Morais, em comunicado à imprensa.

Fonte: Portal Contábeis - Com informações da CNN Brasil

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