6 estratégias para capturar a atenção dos estudantes
Professores podem utilizar descobertas da neurociência para garantir que os alunos permaneçam engajados durante a aula
Neste artigo, abordaremos sugestões da neurociência sobre o sistema de captação de atenção do cérebro. Compreender esse processo informa os professores sobre técnicas específicas que podem usar para capturar a atenção dos alunos ao introduzir novos tópicos.
O cérebro evoluiu para promover a sobrevivência. A cada segundo, milhões de bits de informação sensorial dos receptores dos olhos, ouvidos, órgãos internos, pele e músculos chegam ao portão de entrada da atenção do cérebro, mas apenas cerca de 1% disso entra na consciência. O sistema que determina o que entra (ou seja, no que o cérebro presta atenção) é o SAR (sistema ativador reticular). Essa rede primitiva de células no tronco cerebral inferior, por onde toda entrada sensorial deve passar para alcançar quaisquer regiões superiores do cérebro, é essencialmente a mesma em seu gato, seu cachorro, seu filho e você.
Na natureza selvagem, um organismo é bem servido por um sistema de atenção que dá prioridade a coisas que são inesperadas, em mudança e diferentes do habitual. Esse é o segredo do portão de atenção do SAR: Qualquer fonte percebida de perigo é priorizada. No entanto, na ausência de ameaça, a atenção é direcionada para quaisquer mudanças no ambiente de um animal ou humano.
Capturando a atenção em sala de aula
Embora a sobrevivência na natureza não seja mais uma prioridade para a maioria dos humanos hoje em dia, o SAR ainda está programado para atender a ameaças percebidas e mudanças. Se os alunos se sentirem fisicamente e psicologicamente inseguros em uma escola ou sala de aula, é menos provável que concentrem sua atenção na lição. Como observado anteriormente, na ausência de ameaças percebidas, nossos cérebros são particularmente receptivos ao que é novo, curioso ou inesperado.
Na escola, os cérebros dos alunos estão sempre atentos… mas nem sempre aos tópicos que estamos ensinando! Quando os alunos não estão atentos a uma lição ou a um livro didático, o SAR não está dando entrada prioritária à voz do professor ou às palavras na página, mas a outros pontos de interesse ou distrações mais interessantes.
Para aproveitar a seletividade do cérebro, aqui estão seis formas práticas e comprovadas que você pode usar no início de uma nova unidade ou lição para chamar a atenção da turma. .
1. Surpreenda os estudantes
Como o cérebro é atraído pela novidade, faça algo incomum ou inesperado para despertar a curiosidade e abrir o filtro de atenção do SAR.
Exemplos: Vista algo único, traga um objeto incomum ou toque uma música quando os alunos entrarem na sala para promover a curiosidade, e consequentemente o foco. Diga aos alunos que há uma ligação entre suas roupas, o objeto ou as palavras da música e algo na lição. Convide-os a adivinhar o que é.
No início de uma unidade sobre números negativos, ou sobre tempo passado em linguagem, um professor entra na sala andando para trás e depois pede aos alunos que adivinhem por que.
2. Apresente fatos estranhos, anomalias ou eventos extraordinários
O cérebro é fundamentalmente um órgão de formação de padrões. Construir padrões permite aos humanos entender o mundo. No entanto, quando um padrão estabelecido ou esperado é quebrado, o cérebro é imediatamente despertado.
Exemplo: Um professor de ciências enche um balão e depois perfura lentamente uma extremidade com um palito de madeira afiado. Para espanto dos alunos, o professor empurra o espeto pelo lado oposto do balão sem estourá-lo. Os alunos ficam hipnotizados e querem ver a demonstração novamente!
3. Estimule estudantes a fazer previsões
A capacidade de fazer previsões sólidas é fundamental para a sobrevivência, e o cérebro recompensa a previsão bem-sucedida através da liberação de dopamina, um produto químico indutor de prazer. Os professores podem proporcionar oportunidades para que os alunos façam previsões sobre a relação entre a curiosa entrada sensorial ou outra novidade e a lição. Quando isso acontece, os alunos buscarão informações para ajudá-los a fazer previsões corretas e permanecerão atentos, já que seus cérebros buscam descobrir se suas previsões estão corretas.
Exemplos: Em uma aula de ciências para alunos da primeira série, peça às crianças para prever quais objetos flutuarão e quais afundarão em uma banheira de água. Um professor de psicologia do ensino médio pode pedir aos alunos que prevejam os resultados de uma pesquisa estudantil em toda a escola. Em ambos os casos, os alunos estão envolvidos e ansiosos para descobrir se suas previsões estão corretas.
4. Faça uma pergunta provocativa
Uma pergunta estimulante pode ser uma “coceira” nos cérebros dos alunos que eles vão querer coçar.
O que você come pode prevenir espinhas? Um peido contém DNA? O envelhecimento é uma doença? Que superpoder você gostaria?
As melhores perguntas de gancho são abertas. Elas são destinadas a estimular o pensamento e a discussão e a abrir a porta para uma exploração adicional. Dê aos alunos um tempo razoável para pensar silenciosamente antes de responderem. Peça-lhes para escreverem rapidamente sobre seus pensamentos e/ou se envolverem em uma discussão em dupla com outro aluno. Após esse envolvimento pessoal, os alunos provavelmente estarão mais atentos ao seu ensino sobre o tópico relacionado.
5. Mencione evento atual ou questão relevante para os estudantes
Os alunos frequentemente têm opiniões sobre eventos atuais ou questões controversas em sua escola, cidade, estado, etc., e esses podem ser usados para despertar o envolvimento.
Exemplo: Para uma unidade sobre redação persuasiva, um professor do ensino médio mostra um artigo de jornal sobre uma proposta do conselho escolar em outro distrito que exigiria que os alunos usassem uniformes. Os alunos então discutem os prós e contras, declaram sua posição e até trocam de lado para tentar entender melhor diferentes perspectivas e desenvolver refutações, tudo como abertura para a unidade sobre persuasão.
6. Recorra ao humor
O humor é um impulsionador de dopamina garantido e pode servir como um ótimo gancho de atenção.
Exemplo: Um professor de matemática da sexta série inicia uma unidade sobre proporção e proporção apresentando caricaturas engraçadas de celebridades. Ela pede aos alunos para descrever por que as imagens são engraçadas, e eles observam que várias características físicas (por exemplo, olhos, nariz, orelhas, cabeça) dos personagens são muito exageradas. Em seguida, o professor mostra o Homem Vitruviano de Da Vinci para ilustrar proporções idealizadas do corpo humano.
Conquistar e manter atenção
Recomendamos que você alterne suas técnicas de chamar a atenção para evitar ser previsível. O objetivo de usar as técnicas descritas acima é chamar a atenção dos alunos, mas o objetivo não é simplesmente ganhar atenção imediata no momento. O objetivo a longo prazo é manter essa atenção ao longo do tempo. Existem inúmeras maneiras de aproveitar a atenção inicial, empregando estratégias de aprendizado ativo, incluindo o uso de tarefas e projetos autênticos, instrução orientada por investigação, aprendizado cooperativo, seminários socráticos, simulações e jogos de papéis e pensamento de design (por exemplo, usando espaços de criação, onde os alunos podem criar produtos tangíveis), e permitindo que os alunos tenham opções de “voz e escolha” apropriadas em tarefas e atividades de desempenho.
* Publicado originalmente em Edutopia e traduzido mediante autorização © Edutopia.org; George Lucas Educational Foundation
Fonte: Portal Porvir - Judy Willis / Jay McTighe